Raio X da osteoporose

9 de abril de 2015 | sem comentário | Categoria(s): Osteoporose, tratamentos

A osteoporose é um problema sério e que precisa ser observado e tratado com atenção e acompanhamento médico

Causas e tratamento da Osteoporose

A Osteoporose é uma doença metabólica, sistêmica e que envolve todos os ossos. Como qualquer outro tecido do nosso corpo, o osso é uma estrutura viva que precisa se manter saudável, e isso acontece quando há a remodelação do osso velho em osso novo. A osteoporose ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente, ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo. Se os ossos não estão se renovando como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas.

Entre as principais causas da osteoporose, a redução do nível de cálcio no organismo é a principal.

Sintomas da osteoporose

A osteoporose é uma doença silenciosa, que dificilmente dá qualquer tipo de sintoma e se expressa por fraturas com pouco ou nenhum trauma, mais frequentes no punho, fêmur, colo de fêmur e coluna. Sensações como dor ou sensibilidade nos ossos, diminuição de estatura do corpo, dor na região lombar devido a fraturas dos ossos da coluna vertebral, dor no pescoço, e postura encurvada são alguns dos sintomas que podem indicar a osteoporose.

Tratamento da osteoporose

A osteoporose é de cura difícil, mas é possível fazer da primeira fratura a última, ou então evitar qualquer lesão. Se você tem uma perda óssea importante, o tratamento pode impedir o agravamento, mas não irá eliminar a doença. Os objetivos do tratamento da osteoporose são controlar a dor, retardar ou interromper a perda óssea e prevenir fraturas. A escolha do tratamento irá depender da causa da osteoporose – se por excesso de reabsorção óssea ou por criação de massa óssea deficiente – e de outras doenças associadas.

Por isso, é sempre muito importante ficar atento aos sinais que o corpo emana e, indiscutivelmente, buscar ajuda e acompanhamento por parte de um médico especialista em Osteoporose.

 

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *