Cintilografia óssea

A cintilografia é um método de imagem usado para avaliação de diversas patologias ósseas.

Através de imagens do corpo inteiro (ou de áreas específicas) a cintilografia permite fazer uma avaliação completa de todo esqueleto.

A técnica garante uma revisão rápida das imagens e proporciona um método efetivo para avaliação do grau de desenvolvimento de diferentes doenças ósseas.

A cintilografia óssea consegue avaliar com facilidade a possibilidade da presença de um tumor, de uma infecção, desenvolvimento de artrites, ou mesmo uma possível fratura no osso ou lesão nas articulações.

Como é feita e quanto tempo dura o exame de cintilografia óssea

Para realização do exame é injetado uma quantidade muito pequena de elemento radioativo na corrente sanguínea, que o leva até as regiões afetadas. O radiofármaco é o principal agente usado nos exames de cintilografia nas clínicas de medicina nuclear.

Radiofármacos são substâncias emissoras de radiação utilizadas na medicina para exames de diagnóstico por imagem e tratamento. Produzidas com elementos com funções diferentes, o radiofármaco exerce a função de um medicamento, mas sem ação terapêutica.

Normalmente, o exame dura entre 30 e 40 minutos e o paciente não necessita fazer jejum, suspender a medicação ou qualquer outro cuidado especial.

A grosso modo, a cintilografia é um exame que mostra áreas com maior atividade óssea, que pode ser devido a alterações benignas mas também pode ser por causa da ocorrência de metástases.

cintilografia