Tumores na Coluna

O tumor na coluna surge da reprodução e crescimento desordenado das células, quando estas se agrupam e formam uma massa sólida.

Os tumores surgem da reprodução e crescimento desordenado das células, quando elas se agrupam e formam uma massa sólida. Eles podem ser benignos, quando são provenientes de crescimento expansivo das células, ou malignos, quando este crescimento tem caráter infiltrativo com destruição dos tecidos (câncer).

Diagnóstico do tumor na coluna

Para confirmação mais precisa do surgimento de um câncer, é imprescindível contar com a realização de exames de imagem, como raio-X, tomografia e ressonância magnética. Outros exames que também podem ser indicadas para o estadiamento da doença são cintilografia e PET-CT, que serão determinantes para avaliação do estágio do tumor e as indicações terapêuticas.

Tratamentos para tumor na coluna

O tratamento de tumores na coluna varriam de acordo com o tipo de tumor, podendo incluir cirurgia e radioterapia, por exemplo. Tumores benignos podem ser facilmente resolvidos com uma cirurgia ressecção da lesão. Porém em casos de tumores malignos que não respondam a terapias, a cirurgia de reconstrução da coluna é a solução indicada para devolver mobilidade e qualidade de vida ao paciente.

Com o avanço da ciência e técnicas de cirurgia minimamente invasiva da coluna, no dia seguinte o paciente já apresenta um quadro clínico de evolução conseguindo até mesmo caminhar. Mesmo que, de uma forma geral, os tratamentos de câncer na coluna sejam eficazes na maior parte dos casos, cada paciente precisa receber uma avaliação individual.

Lembramos que você nunca deve tirar conclusões ou tentar realizar o diagnóstico e tratamento por conta própria, especialmente quando se trata de algo tão delicado e complexo como tumores na coluna vertebral.