Entenda a sua Coluna
Os primeiros socorros para dores nas costas
Em alguns casos, dores nas costas podem ser tratadas através de primeiros socorros prestados em casa. Os tratamentos aqui explicados não devem ser vistos como substitutos de uma consulta médica. Pelo fato de estarmos publicando-os neste site, não significa que o seu uso seja indicado para todos os casos de dores cervicais e lombares.
Se os tratamentos aqui explicados aumentarem as dores ou sintomas, não persista neles e entre em contato com seu médico imediatamente.
Anti-inflamatórios:
Aspirina e ibuprofeno são anti-inflamatórios e devem diminuir a inflamação presente em nervos e músculos. Outro analgésico, que não seja aspirina, não tem propriedades anti-inflamatórias. Em caso de dor no estômago ou som agudo nos ouvidos, não tome mais aspirina ou ibuprofeno. Caso tenha tido úlcera ou venha se recuperando de uma cirurgia, o uso de anti-inflamatórios também não é recomendado.
Aplicação de gelo
Quando aplicar: quando tiver espasmos musculares nas costas ou no caso de qualquer desconforto nas costas, nos ombros ou no pescoço.
Qual o efeito: interrompe o ciclo do espasmo da dor nos nervos por desacelerar o impulso nervoso, diminuindo a dor e o inchaço por atordoar a área de aplicação.
Como aplicar: encha um copo de papel ou isopor com água e coloque para congelar. Depois que a água estiver congelada, “descasque” o fundo do copo, expondo de 2 a 5cm do gelo (fig.2). Você pode deitar-se de bruços sobre um travesseiro, para que alguém esfregue o gelo na área afetada das costas (fig.3) ou deite-se de lado e passe o gelo por conta própria (fig.4). Esse tipo de aplicação também é muito eficiente quando tiver espasmos de dor no pescoço. Massageie a área onde sente espasmo muscular ou dor e faça isso em forma circular num diâmetro de 10 a 15cm, tomando sempre o cuidado de fazer a aplicação à direita ou à esquerda da coluna e nunca diretamente em cima dela (fig.5).
Por quanto tempo: de 5 a 7 minutos no máximo, para evitar queimaduras de frio.
Com que frequência: as aplicações de gelo podem ser ministradas a cada hora. Quanto maior a frequência, maior as chances dos espasmos e o desconforto diminuírem.
Bolsa de gelo:
Se copos não estão disponíveis, pode-se usar um saco plástico sem furos. Encha o saco plástico com cubos de gelo e enrole-o num pano ou toalha, fazendo aplicações de 20 minutos, conforme explicado anteriormente. Bolsas de gelo podem ser adquiridas em farmácias. Após a aplicação, faça os alongamentos recomendados a seguir (fig.6).
Posições de alongamento
Imediatamente após a aplicação do gelo, deite de costas e leve seus joelhos até o peito. Pode-se levar um joelho de cada vez ou ambos ao mesmo tempo. Mantenha os joelhos nessa posição por, pelo menos, um minuto. Esse alongamento ajudará a normalizar os músculos que sofriam de espasmos (fig.7).
Comece de quatro no chão. Arqueie as costas e relaxe as costas, aos poucos, até que fiquem retas novamente. Repita esse movimento lentamente de cinco a dez vezes. Esse alongamento é eficaz tanto após a aplicação de gelo como na rotina diária de alongamentos (fig.8).