O que é e quais são as causas da artrite na coluna vertebral

27 de março de 2017 | sem comentário

A osteoartrite é um tipo de artrite causada exclusivamente pelo desgaste das cartilagens nas articulações inclusive da coluna vertebral.

A artrite é uma doença inflamatória que ocorre nas articulações, superfícies onde há o contato entre dois ou mais ossos, possibilitando assim a mobilidade do esqueleto humano, como joelhos, tornozelos, cotovelos, ombros e na própria coluna. Ela pode ser causada devido a um traumatismo, má alimentação, excesso de peso ou desgaste natural da articulação, causando dor, deformidade, dificuldade no movimento e até tumores.

O que é a osteoartrite?

A osteoartrite é um tipo de artrite causada pela perda ou desgaste da cartilagem de uma ou mais articulações. A cartilagem é um tecido protetor resistente que amortece o contato entre os ossos nas articulações. A cartilagem pode se desgastar por vários motivos como envelhecimento, lesões e danos causados por infecções e outras doenças. A osteoartrite normalmente ocorre nas mãos, em articulações que sustentam peso (joelhos, quadril, costas, pés) e na coluna vertebral (espinha).

Artrite na coluna

Existe uma série de razões para que algumas pessoas tenham tendência a desenvolver osteoartrite na coluna. No entanto, assim como ocorre com quase todos os estados físicos anormais, é provável que uma combinação de fatores de risco trabalhe em conjunto para causar a doença.

Traumas repetitivos impostos à coluna por repetidas tensões provocadas por acidentes, cirurgia, lesões esportivas, má postura ou atividades relacionadas ao trabalho causam desgaste nas articulações provocando a ocorrência de artrite na coluna vertebral.

Artrite na coluna vertebralFatores de risco para a artrite na coluna

Atletas e pessoas cujo trabalho seja pesado ou requer movimentos repetitivos, são os que têm maior risco de desenvolver a doença. Outros fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de artrite na coluna incluem:

  • Envelhecimento: o envelhecimento constante e avançado das estruturas espinhais, que se inicia aos 30 anos, geralmente com relação ao trabalho
  • Gênero: a osteoartrite é mais comum nas mulheres acima dos 55 anos (na pós-menopausa), apesar de que abaixo da idade de 45 anos, seja mais comum em homens
  • Peso excessivo: provoca mais tensão nas articulações que suportam o peso e a coluna, especialmente durante a meia-idade
  • Genética: ter histórico familiar de artrite ou defeitos congênitos das articulações, coluna ou anormalidades nas pernas
  • Doenças associadas: a presença de outras doenças associadas, infecções, diabetes e várias outras formas de artrite circulantes, como artrite reumatoide ou gota.

Causas da artrite

Quando a causa específica da artrite é desconhecida, como na maior parte dos casos, ela é chamada de osteoartrite primária.

Em sua maioria, parece ser devida ao envelhecimento, que leva a mudanças na cartilagem e no líquido sinovial, conforme o conteúdo do tecido aquoso aumenta e o de proteína diminui.

O uso repetitivo de uma articulação leva à inflamação com dor e inchação no longo prazo, podendo acabar com a perda da cartilagem.

Quando a causa da  artrite é conhecida, chama-se osteoartrite secundária.

Nesses casos, é provocada por uma doença ou estado específico, como obesidade, trauma ou cirurgia articular, além de anormalidade articular nata.


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz