Causas da Osteoporose

14 de setembro de 2016 | 2 comentários

A osteoporose pode apresentar muitas causas, algumas das quais são hereditárias, e outras que são pertinentes ao seu estilo de vida.

Algumas causas da osteoporose que você não pode controlar são:

  • Histórico Familiar: se alguém na sua família tem ou teve osteoporose, você tem mais chances de desenvolver a doença.
  • Sexo: mulheres simplesmente têm mais chances de desenvolver osteoporose.
  • Etnicidade: caucasianos e asiáticos têm mais chance de serem afetados pela osteoporose do que negros ou hispânicos; o que não significa que negros e hispânicos não tenham riscos.

Outros fatores que causam Osteoporose você pode ajudar a controlar, mas estão parcialmente fora do seu alcance:

  • Níveis de Estrogênio: estrogênio protege os ossos. Portanto, se você tem níveis baixos de estrogênio, você tem mais chance de desenvolver osteoporose. Menopausa causa uma diminuição rápida nos níveis de estrogênio, e é por isso que mulheres na pós-menopausa têm de estar especialmente atentas quanto a sua saúde óssea. Mulheres podem perder ossos a uma velocidade de 4 a 8% ao ano por muitos anos, após seus ovários terem parado de produzir estrogênio. Além disso, se você retirou seus ovários, suas chances de desenvolver osteoporose aumentam consideravelmente, já que os ovários produzem muito do seu estrogênio. Como uma mulher na pós-menopausa ou uma mulher que retirou os ovários, você deveria pesquisar terapias de reposição de estrogênio (estrogenoterapia) para aumentar seus níveis hormonais. Mesmo que neste momento você ainda seja uma mulher jovem, a anos da menopausa, você deveria pensar sobre os seus níveis de estrogênio. Menstruação irregular pode significar baixos níveis de estrogênio – e servir como um sinal para você começar a cuidar dos seus ossos. Menstruação irregular pode também ser o resultado de exercícios em excesso ou comida em falta, e ambos podem aumentar a perda nos ossos.
    Homens também têm estrogênio, mas para eles, é a testosterona que protege os ossos. Se eles tiverem níveis baixos de hormônios sexuais, seus riscos aumentam.
  • Histórico de Ossos Quebrados: se você quebrou ossos no passado, você tem mais chance de desenvolver osteoporose, já que seu(s) osso(s) quebrado(s) provavelmente diminuiu(iram) a sua densidade mineral óssea.
  • Baixo Peso Corporal: mulheres franzinas ou com ossos pequenos (abaixo de 60 quilos) já começam com massa óssea menor, então elas precisam estar particularmente atentas a sua saúde óssea. A osteoporose também é causada por fatores que estão completamente sob seu controle, o que permite a prevenção da osteoporose.

Como evitar a Osteoporose

Pensando nos seus ossos, você deveria considerar o seguinte:

  • Dieta: você deveria ingerir quantidades adequadas dos vários minerais e vitaminas que promovem o crescimento ósseo diariamente.
  • Cálcio: cálcio dá aos seus ossos o que eles necessitam para crescer e se regenerar. Se você não ingerir cálcio o bastante todos os dias, seus ossos irão enfraquecer. Quanto cálcio você precisa varia de acordo com a sua idade; leia este artigo para saber quanto cálcio ingerir.
  • Vitamina D: cálcio precisa de vitamina D; sem ela, seu corpo não consegue absorver e usar cálcio adequadamente. Sem vitamina D o bastante em sua dieta, o cálcio que você ingere pode estar sendo desperdiçado, acabando por ter o efeito adverso sobre os seus ossos. Como o cálcio, a ingestão recomendada de vitamina D varia conforme a idade.Outras Vitaminas e Minerais: fósforo, magnésio, vitamina K, vitamina B6 e vitamina B12 também são muito importantes para o crescimento dos ossos.

Felizmente, uma dieta equilibrada (pense na Pirâmide Alimentar) praticamente garante que você receba tudo isso. Se você não está ingerindo o bastante e quer manter seus ossos saudáveis, você pode precisar tomar suplementos.
Infelizmente, qualquer um que tenha uma dieta ruim na fase de crescimento, seja por pobreza ou por maus hábitos alimentares, pode não ter ingerido cálcio o bastante e outros minerais para garantir ossos fortes.

Às vezes, tomar muito de uma coisa só pode prejudicar seus ossos (equilíbrio em tudo; eis a lição a se aprender com isso).

Para evitar a Osteoporose, você deveria monitorar a ingestão de:

  • Proteínas: sim, você deveria ter a quantidade adequada de proteínas; contudo, proteínas demais podem fazer você perder cálcio.
  • Cafeína: cafeína demais limita a capacidade de seu corpo de absorver cálcio.
  • Álcool: ingerir álcool em excesso pode baixar seu suprimento de cálcio e a eficiência de seus ossos para usá-lo.
    Osteoporose pode ser causada por uma condição médica ou uma medicação, e isso se define como osteoporose secundária.

Além disso, para controlar a Osteoporose também é importante:

  • Exercícios: uma boa rotina de exercícios irá fortalecer seus ossos, e você deveria manter um misto de exercícios de suporte de peso (i.e., caminhadas) e exercícios de fortalecimento (i.e., levantamento de peso). Contudo, se você não se exercitar, seus ossos ficarão mais fracos e você poderá desenvolver osteoporose.
  • Fumar: fumar pode aumentar suas chances de desenvolver osteoporose de algumas formas – os ingredientes químicos dificultam a absorção de cálcio de seu corpo, além de impedirem o estrogênio de realizar um dos seus trabalhos, que é proteger os seus ossos.

Condições médicas que podem causar a osteoporose:

  • Problemas intestinais: podem interferir com a absorção de cálcio e de vitamina D, dificultando a regeneração óssea. Doenças inflamatórias intestinais são um exemplo.
  • Problemas renais: podem causar perda de cálcio, desestabilizando a perda e o crescimento dos ossos.
  • Problemas da tireoide: hiperparatireoidismo faz com que seu corpo produza muito hormônio da paratireoide, o que causa perda nos ossos. Este artigo tem mais informações sobre doenças da paratireoide e osteoporose. Hipertireoidismo coloca muitos hormônios da tireoide no seu corpo, potencialmente enfraquecendo seus ossos.
  • Problemas de absorção de nutrientes: pessoas com doença celíaca têm problemas para absorver nutrientes, como cálcio e vitamina D, o que torna mais difícil manter ossos saudáveis.

Medicamentos que podem levar à osteoporose:

  • Corticosteroides: Prednisona é um corticosteroide que pode causar diminuição da massa óssea.
  • Hormônios da tireoide: se você tem uma tireoide subativa, pode ser necessário tomar medicamentos para aumentar seus níveis tireoidais. Contudo, cuidado para não tomar remédios em excesso, o que acabaria enfraquecendo seus ossos.
  • Algumas medicações anticonvulsivas ou antiepiléticas: Dilantina é um exemplo.
  • Antiácidos com alumínio.

Acompanhe em nosso blog mais sobre causas da Osteoporose, sintomas e tratamentos.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


2 Comentários

    inês virginia anghinoni says:

    tenho hernia de disco e muita dor na cervical e repuxa o meu braço direito e metade das costas, sinto muita dor de cabeça e muita náusea, o que posso fazer? que medico devo procurar?

    Lavanya says:

    Inês, vc pode procurar um ortopedista (se possível especializado em coluna) ou fisiatra para a consulta. O profissional fará o exame clínico e solicitará exames de imagem, para investigação diagnóstica. No seu caso, para acompanhar a hérnia já detectada. Após o diagnóstico, ele recomendará o tratamento adequado. Cerca de 80% dos casos respondem bem ao tratamento conservador (sem cirurgia), como fisioterapia, RPG etc., que deve ser seguido com disciplina. Um osteopata tb pode auxiliar no tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *