Como funcionam os nervos da coluna?
26 de novembro de 2020 | sem comentário | Categoria(s): coluna cervical, coluna lombar, coluna vertebral, vertebrata
O cérebro controla o que nós pensamos e sentimos, como aprendemos, lembramos, falamos e nos movemos. Além disso, controla funções vitais do nosso corpo, como as batidas do nosso coração e até a digestão de nosso alimento.
Podemos dizer, numa analogia, que ele é o computador central que controla todas as funções do corpo. O resto do sistema nervoso é como uma rede que retransmite mensagens do cérebro para diferentes partes do corpo. Ele faz isso por meio da medula espinhal, que vai do cérebro até as nossas costas. Ela contém uma série de filamentos nervosos que se estendem a todos os órgãos e partes do corpo.
Quando uma mensagem chega ao cérebro de qualquer parte do corpo, é ele que diz ao corpo como reagir. Por exemplo, se você tocar em uma xícara de café quente, os nervos da pele enviam uma mensagem de dor ao seu cérebro. O cérebro, por sua vez, retorna uma mensagem dizendo aos músculos da sua mão para se afastarem. E esse revezamento neurológico se dá em um instante.
Quais são as partes do sistema nervoso?
O sistema nervoso é composto pelo Sistema Nervoso Central e pelo Sistema Nervoso Periférico. O cérebro e a medula espinhal são a parte em que consiste o Sistema Nervoso Central. Já os nervos que percorrem todo o corpo, constituem o Sistema Nervoso Periférico.
A medula espinhal é um longo feixe de tecido nervoso. Ela se estende da parte inferior do cérebro até a coluna vertebral. Ao longo do caminho, os nervos se espalham por todo o corpo.
O cérebro e a medula espinhal são protegidos por ossos: o primeiro pelos ossos do crânio e a segunda pelas nossas vértebras. Ambos são amortecidos por camadas de membranas chamadas meninges e por um fluido especial denominado líquido cefalorraquidiano (líquor). Esse fluido ajuda a proteger o tecido nervoso, mantê-lo saudável e remover resíduos.
Nervos da coluna
Os nervos espinhais são feixes de fibras nervosas conectadas à medula espinhal. Eles transportam informações de e para a medula. Esses nervos suprem todas as áreas do corpo. São essenciais para o controle de partes do nosso organismo pelo Sistema Nervoso Central.
Assim, se algum nervo espinhal for cortado, comprimido, lesionado ou envolvido em um processo de doença, as áreas do corpo supridas por esse nervo terão suas funções comprometidas.
Importância dos nervos espinhais
Os nervos espinhais são importantes porque mantêm o funcionamento correto das áreas de inervação. Ou seja, eles vão conectar a mensagem sensorial entre o cérebro e as extremidades do corpo.
Além das tarefas de condutividade realizadas por essas estruturas no corpo humano, elas têm papel muito importante sobre as nossas capacidades, como a locomoção, a fala e os sentidos.
É por isso que tanto a medula espinhal quanto as fibras nervosas são partes do corpo que devemos cuidar muito para manter o funcionamento adequado de todo o nosso organismo.
Coluna saudável
Prevenir, diagnosticar ou tratar qualquer problema na coluna vertebral é essencial para garantir a sua qualidade de vida. Mesmo quando surgem dores simples nas costas, mas que são recorrentes, é necessário buscar acompanhamento médico para saber a verdadeira causa do problema.
Assim, a Clínica Vertebrata é um espaço de promoção de saúde especialista em doenças da coluna. Com um novo conceito em investigação, diagnóstico e tratamento de problemas na coluna vertebral. Liderada pelo neurocirurgião, Dr. Ailton Moraes, a clínica atua utilizando tecnologia médica de ponta, privilegiando procedimentos minimamente invasivos com resultados comparáveis às técnicas tradicionais, porém com mais benefícios aos pacientes.
Atendendo em três cidades, Porto Alegre, Canoas e também Capão da Canoa, a Clínica Vertebrata tem como objetivo garantir a sua qualidade de vida. Entre em contato com nossa equipe e agende a sua consulta.