Os 3 maiores vilões da coluna vertebral

19 de novembro de 2015 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral

Descubra como os maus hábitos podem influenciar na saúde da sua coluna e como preveni-los

A coluna vertebral precisa sustentar o peso do corpo e ao mesmo tempo ser flexível, e por conta dessas duas funções, ela começa a sofrer degeneração a partir dos 20 anos de idade. Esse é processo natural, mas alguns maus hábitos podem adiantar o desgaste da coluna, gerando inúmeros problemas que geram dores e diminuem a qualidade de vida das pessoas.

Mas quais são esses hábitos e por que eles são os principais vilões da coluna? Confira.

vertebrata - lombalgia

Sedentarismo

A correria do dia a dia muitas vezes serve como desculpa para não fazer exercícios físicos, e se esse é o seu caso, é melhor programar melhor o seu tempo e começar a cuidar da sua saúde. Isso porque o sedentarismo, além de outros malefícios, propicia o aparecimento de problemas na coluna vertebral, como hérnias de disco e desvios posturais, uma vez que os músculos que as sustentam não são fortalecidos.

Praticar caminhada, corrida, natação, dança, balé e musculação são algumas das opções para quem quer ter uma vida mais saudável e diminuir as chances de sofrer com as dores de coluna.

Má postura

A má postura é outra vilã dos problemas de coluna a médio e longo prazo, e merece especial atenção. O cérebro adapta-se a posturas incorretas por um longo período de tempo, e os efeitos podem não ser imediatos e se apresentarem mais tarde, com o avançar da idade.

A má postura acarreta na sobrecarga da cervical, lombar e região dorsal, o que predispõe processos inflamatórios e desgaste nas articulações e discos da coluna.

A correção postural ao longo do tempo é difícil, por isso as crianças devem ser observadas e orientadas desde cedo sobre a forma correta ao sentar durante as aulas na escola, ou em casa, na frente do computador, por exemplo.

Rotina estressante

O stress é uma condição quase unânime na vida moderna, mas se experimentados em níveis altos e constantemente, pode desencadear dores na coluna. O estado de alerta do nosso corpo em situações de estresse nos prepara para fuga, e para isso liberamos substâncias que reduzem a circulação sanguínea. Isso ocasiona dores articulares, na coluna e nos músculos e 25% dos casos são relacionados apenas à rotina estressante.

A alimentação saudável, a prática de exercícios e o acompanhamento psicológico são algumas das formas de diminuir e controlar os efeitos do estresse.

Esses hábitos têm interferência direta na saúde da sua coluna, e evitá-los é uma boa forma de prevenção. Se você já sofre com as consequências deles, procure um acompanhamento médico para que seja feito um diagnóstico e a estratégia de tratamento seja traçada.  

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Dor de cabeça x Má posturaDor de cabeça x Má postura Você sofre com constantes dores de cabeça, já tomou diversos analgésicos e nada resolveu? Saiba que a causa pode estar na sua coluna! É a chamada cefaleia tensional. Esse tipo de dor de […]
  • Como melhorar a saúde da sua coluna?Como melhorar a saúde da sua coluna? Você já teve alguma dor nas costas leve por vários meses? E um dia, depois de várias horas sentado no escritório, de repente, uma forte pontada na região lombar o deixou incapaz de […]
  • Estou acordando com dores nas costas. O que isso significa?Estou acordando com dores nas costas. O que isso significa? Você sente uma forte dor lombar toda vez que levanta pela manhã? A sua dor nas costas o impede de dormir bem? Uma das sensações mais desagradáveis é aquela dor nas costas matinal que pode […]
  • Escoliose durante a gestação: quais os cuidados?Escoliose durante a gestação: quais os cuidados? A escoliose é um distúrbio que causa uma curva anormal da coluna vertebral, o que faz com que ela se incline para um lado. Essa curvatura pode estar em qualquer parte da coluna, embora […]
  • O estresse é um inimigo da coluna cervicalO estresse é um inimigo da coluna cervical A dor cervical é uma conhecida de muita gente. Tanto que, estudos indicam, 70% da população sofre, ou sofrerá, de dores no pescoço em algum momento da vida. A incidência do problema pode […]
  • Compreendendo as causas de dores no cóccixCompreendendo as causas de dores no cóccix Uma queda, longos períodos sentado em uma superfície dura ou mesmo um parto difícil. Situações completamente diferentes, mas que podem ocasionar um problema em comum.: dores na área do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *