6 dicas para aliviar dores nas costas durante a gravidez

24 de março de 2020 | sem comentário | Categoria(s): coluna cervical, coluna lombar, coluna vertebral, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna

A gravidez é um momento mágico para muitas mulheres, porém, a medida que a barriga vai crescendo, os movimentos vão ficando mais difíceis e logo surgem as dores nas costas.

Com certeza você já viu na televisão, filmes ou até mesmo presenciou no dia a dia uma mulher grávida se movimentando com as mãos nas costas. Pois é, isso é mais comum do que se imagina.

Por essa razão, no artigo de hoje vamos falar sobre 6 dicas para aliviar dores nas costas durante a gravidez.

Quais são as causas?

Antes de entrarmos nas dicas, é importante entender quais são as causas das dores na gestação. Como qualquer questão que envolva a nossa saúde, é fundamental saber quais são os fatores que resultaram no problema, ao invés de focar apenas no tratamento. Autoconhecimento é essencial!

Uma das causas para as dores nas costas na gravidez é, claro, a sobrecarga de peso. Afinal, a mamãe está carregando um outro ser humano na barriga. Isso aumenta a pressão sobre os músculos e articulações e faz com que a gestante tenha mais trabalho na execução dos movimentos, o que estimula o surgimento das dores.

As alterações hormonais nesse período também são muito intensas e afetam diretamente os ligamentos e articulações na região da pélvis, o que causa dores, principalmente, ao sentar, levantar e carregar objetos.

As mudanças hormonais também podem influenciar na estabilidade e fazem com que a gestante necessite se esforçar mais para manter a postura e o equilíbrio durante a execução das suas tarefas.

Outra causa de dores nas costas relevante são as mudanças na estrutura do corpo pelas quais as mulheres passam. O útero se expande para poder desenvolver a gestação e acaba expandindo também os músculos da região do abdômen, resultando em mais pressão sobre as costas.

Agora que compreendemos os fatores que desencadeiam as dores nas costas durante a gravidez, podemos falar sobre as dicas para aliviar esse desconforto e tornar o período especial da gestação mais tranquilo.

1. Fique ereta

Essa é a dica número um quando o assunto é coluna. A gente entende que é difícil, ainda mais depois de todas as questões que já falamos aqui em cima. Mas procure manter a coluna ereta para aliviar as dores nas costas. Jogue os ombros para trás e empurre os glúteos para a frente.

2. Cuide da saúde do sono

A hora de dormir deve ter atenção especial, pois a gestante irá ficar muitas horas seguidas na mesma posição. A maneira mais recomendada de deitar é de lado, utilizando um travesseiro entre as pernas para aliviar a pressão nas costas.

Ao levantar da cama, concentre sua força nos braços para não sobrecarregar a coluna e dobre as pernas na altura dos joelhos quando for se movimentar.

3. Atenção com os pesos

Não é recomendado que gestantes carreguem peso, não só pelas dores nas costas, mas pela saúde da gestação como um todo. Sempre que possível, peça para um amigo ou familiar pegar o que você precisa.

Caso seja muito necessário carregar algum peso, lembre-se de flexionar os joelhos, não torcer a coluna e manter o objeto próximo ao corpo. No caso de sacolas, divida o peso o máximo possível entre elas para evitar a sobrecarga em apenas um lado do corpo.

4.Pratique exercícios

A prática de atividade física é uma das principais armas contra as dores nas costas. A gravidez exige uma série de cuidados e restrições, mas exercícios com baixo nível de impacto são super recomendados nessa fase.

Caminhada, hidroginástica, natação, ioga e pilates são ótimas opções para prevenir e aliviar dores nas costas, pois além de fortalecer os músculos abdominais, trabalham bem a circulação sanguínea e a respiração.

5.Escolha o calçado ideal

Durante este período, evite utilizar calçados com salto alto. Ao longo da gravidez, na medida que a barriga cresce, o ponto de equilíbrio do corpo se altera e o salto pode causar uma desestabilização, levando a uma queda. Opte por calçados confortáveis, se possível, que tenham algum amortecimento e que sejam bem presos aos pés, para evitar tropeços.

6.Em pé ou sentada, cuidado constante

Em casa ou no trabalho, a postura ao sentar é fundamental para aliviar dores nas costas durante a gravidez. As nádegas devem ficar bem ao fundo do assento da cadeira ou do sofá, com quadril, joelhos e tornozelos formando um ângulo de 90 graus.

Colocar uma almofada ou um apoio na lombar é uma boa dica para aliviar a dor nas costas. Levante e ande, pelo menos, de hora em hora. Quando estiver em pé, para diminuir a pressão sobre a coluna, fique com as pernas um pouco afastadas e com os joelhos flexionados. Evite ficar muitas horas seguidas nesta posição também.

Essas foram algumas dicas para que as futuras mamães aliviem ou, até mesmo, evitem as dores nas costas durante a gravidez. É sempre relevante lembrar que buscar informações na internet é algo importante, mas que não substitui um atendimento médico especializado.

Por isso, se você ainda têm dúvidas sobre o assunto ou dores na coluna que persistem há muito tempo, a clínica Vertebrata está à disposição para lhe atender com os tratamentos mais modernos e minimamente invasivos.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Anatomia da Coluna: Região SacrococcígeaAnatomia da Coluna: Região Sacrococcígea Para encerrar nossa série sobre a Anatomia da Coluna, hoje vamos falar da região final desta estrutura: a Região Sacrococcígea. Reunimos muita informação para que você possa ter […]
  • 11 dicas para cuidar da coluna no trânsito11 dicas para cuidar da coluna no trânsito Você sabia que os brasileiros passam cerca de 32 dias do ano apenas no trânsito? É muito tempo gasto dirigindo, pilotando, sentado ou em pé se deslocando, principalmente, para o trabalho […]
  • Terapia de Infusão Espinhal: 3 indicações para tratar dores na colunaTerapia de Infusão Espinhal: 3 indicações para tratar dores na coluna Ter dor na coluna é algo inevitável ao longo da vida. Para os pacientes agudos, a dor passa após pouco tempo, porém, para os pacientes crônicos, ela pode se estender durante meses ou anos, […]
  • Anatomia da coluna: Região lombarAnatomia da coluna: Região lombar Na série Anatomia da Coluna, chegamos ao nosso terceiro momento, em que falaremos da Região Lombar. Uma área que muita gente já ouviu falar, até porque a dor lombar, ou lombalgia, é queixa […]
  • 4 doenças reumáticas que podem afetar a coluna4 doenças reumáticas que podem afetar a coluna Muitas pessoas se referem ao reumatismo como sendo uma doença quando, na verdade, ele constitui um grupo de centenas de enfermidades que afetam, principalmente, as articulações do […]
  • Mitos e verdades sobre a coluna vertebralMitos e verdades sobre a coluna vertebral “De médico e louco, todo mundo tem um pouco”. Já ouviu esse ditado? Pois é. Quando o assunto é dor na coluna vertebral, todo mundo tem uma opinião ou palpite para dar. Porém, alguns […]