A cadeira que você usa no home office faz diferença na sua coluna

24 de abril de 2023 | sem comentário | Categoria(s): coluna lombar, coluna vertebral, dor no corpo

Por que escolher bem sua cadeira de escritório faz a diferença? Hoje em dia pessoas que trabalham no mundo corporativo passam boa parte do seu dia sentadas, seja no escritório ou no home office.

Se essa pessoa não tem acesso a uma cadeira de qualidade é bem provável que comece a ter dores nas costas, na lombar, no pescoço e até mesmo nas pernas, braços e punho.

Uma cadeira mal ajustada pode causar até mesmo lesão por esforço repetitivo (LER) que junto a má postura podem ocasionar lesões em músculos, ligamentos e tendões. Essa postura causa também fadiga, redução da amplitude do movimento, sensibilidades, formigamentos, agravamento de outras lesões já existentes e além de tudo, muitas dores.

Pesquisas apontam que a dor nas costas é um dos problemas que mais afetam trabalhadores em todo o mundo, pois ficar sentado por muito tempo em uma cadeira mal ajustada pode levar a sérios problemas na coluna a médio e longo prazo.

Por isso preste atenção nestas características quando for comprar uma cadeira de escritório para ter uma coluna saudável:

Cadeiras mais firmes e menos acolchoadas

Cadeiras com muito enchimento podem fazer quem se senta ficar com uma postura errada, pois podem não se desgastar igualmente em toda a extensão da cadeira e a pessoas acaba ficando torta ao sentar-se.

Boa regulagem de altura

Uma boa regulagem da cadeira permite que o quadril e joelhos fiquem dobrados em 90º e os pés apoiados firmemente no chão.

Adaptabilidade

Sua cadeira deve se adaptar a todas as curvas da coluna, principalmente a lombar. Tem um apoio nesta região causa um grande impacto positivo nas possíveis dores que uma pessoa que passa muito tempo sentada sente.

Apoio de braço

Esse item é muito importante para auxiliar a postura correta ao sentar-se e ajudar a manter os ângulos dos cotovelos em 90° com relação à mesa.

Todas as essas dicas são válidas e muito importantes para que se tenha uma boa experiencia enquanto se trabalha ou estuda. Porém é importante lembrar que ter pausas regulares durante o dia de trabalho é fundamental para uma coluna saudável. Levante-se de tempos em tempos é o ideal. Levante e se alongue a cada duas horas, no mínimo.

Ficar sentado por muito tempo faz mal à saúde. Pesquisas apontam que pessoas que passam mais do que quatro horas sentadas são mais suscetíveis a desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, como pressão alta, doenças no coração e, por vezes, até câncer.

Não deixe sua dor nas costas atrapalharem sua produtividade no trabalho, agende uma consulta conosco.


Leia também