O acompanhamento profissional dentro da academia pode evitar lesões

26 de fevereiro de 2023 | sem comentário | Categoria(s): coluna lombar, doenças da coluna, dor ciática, dor na coluna, dores nas costas, lombalgia, postura, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna, vertebrata

 

Assim que as pessoas entram para uma academia, querem fazer tudo de uma vez, pegar o máximo de peso possível e dedicar 110% da sua energia no seu primeiro dia. Sabemos que não e assim que funciona, os resultados vem com o tempo e não do dia para o outro. Os exercícios deveriam ser vistos como uma oportunidade para promover nossa saúde, em vez disso, as pessoas estão promovendo lesões pelo corpo, principalmente na coluna.

Ao praticar exercícios repetidas vezes errado, os músculos e articulações se lesionam cada vez mais… E é aí que mora o perigo. Parte importantes, como cartilagens e juntas, estão sofrendo desgastes desnecessários e muitas vezes, irreversíveis.

Aposto que você conhece alguém que sofre com dores por causa de lesões feitas durante anos na academia, e isso não deveria acontecer, mas acontece. Por isso, em todos os nossos artigos em que citamos a importância do exercício físico, falamos sobre o acompanhamento de um profissional. A fisioterapia, por exemplo, não é diferente das práticas de exercícios, porém com o objetivo de reabilitar pessoas. Já imaginou se o paciente chegasse em uma clínica de fisioterapia, pegasse um peso de sua preferência e começasse a se reabilitar? Não faria sentido nenhum, e na academia acontece exatamente isso!

Se existem profissionais capacitados para nos auxiliar em atividades físicas ou exercícios, por que não aproveitar melhor o acompanhamento deles? Assim, minimizamos o risco de lesões permanentes em nosso corpo. Infelizmente hoje, a coluna é a que mais sofre com esses hábitos ruins, já que ela é responsável por sustentar o corpo, imagine o quanto é cobrado dela? Muito!

Então se você treina e já está sentindo dores na coluna, ombro ou pescoços, procura a Clínica Vertebrata para te ajudar a entender qual é a origem dessas dores e como podemos tratá-las.

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também