Artrose na coluna: O que é?

13 de junho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

A artrose na coluna é o nome dado ao desgaste da cartilagem, que ocasiona dores intensas e, também, a diminuição da movimentação da coluna. Pode ocasionar inchaço e rigidez nas articulações, por causa da inflamação no local que atinge músculos, ligamentos e ossos.

De todas as doenças que envolvem as articulações, a artrose é mais comum, isso porque conforme envelhecemos é natural que ocorra esse desgaste na cartilagem de tecidos que protegem as articulações. Também é comum ocorrer em atletas, devido a frequência dos movimentos realizados. O excesso de peso pode estar ligado a doença, pois as articulações ficam pressionadas. A falta de postura e a má realização de exercício físico podem desencadear o problema, assim como traumas, pancada ou torções.

É importante prestar atenção aos sintomas e procurar ajuda o quanto antes, se não tratado pode se tornar crônico, desenvolvendo-se de forma lenta ao longo dos anos, o que muitas vezes faz-se passar despercebida. Os sintomas são comuns nas mãos, pescoço, joelho e região lombar.

Para tratar essa condição, primeiro é necessário o diagnóstico de um ortopedista, que realizará exames físicos e de imagem (raio x). Com o resultado em mãos, o médico pode indicar o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para diminuir a dor. Além disso, a fisioterapia também faz parte do tratamento, já que os exercícios ajudam a manter as articulações em movimentação, fortalecendo o movimento. Podem ser usados aparelhos na fisioterapia para estimular as articulações e melhorar a inflamação.

Em casos de excesso de peso, o paciente deverá ter o acompanhamento de um nutricionista para começar o processo de perca de peso.

Para evitar a artrose é necessária a realização regular de exercícios físicos com o acompanhamento profissional. Evitar carregar excesso de peso e movimentos repetitivos para que não ocorra o desgaste da cartilagem.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também