Como espaços verdes podem beneficiar sua saúde

23 de fevereiro de 2023 | sem comentário | Categoria(s): coluna lombar, coluna vertebral, doenças da coluna, dor ciática, dor na coluna, dores nas costas, Endometriose, lombalgia, Osteoporose, postura, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna, tratamentos, vertebrata

 

Já percebeu como é cada vez mais difícil termos contato com a natureza? Principalmente para as pessoas que moram em cidades, afastadas de toda e qualquer natureza. Existem os parques florestais em meio a esse caos todo, mas muitos não têm o habito de visitar a natureza.

Mas por que é tão importante assim frequentar espaços verdes?

Quando você está em um ambiente arbóreo, seu nível de estresse e ansiedade diminui significativamente. Inclusive, pesquisas afirmam que parques naturais ajudam a curar pacientes com depressão.

 

Imagem: https://amenteemaravilhosa.com.br/wp-content/uploads/2016/09/natureza.jpg

 

Sabe aquela sensação de restauração de dentro para fora? Então, é o sentimento que temos ao estar em um ambiente verde. Isso porque nosso cérebro entende que pode relaxar, sem precisar ficar em alerta. Se estamos com a mente relaxada, nosso corpo também fica, logo as contrações nervosas deixam de existir neste momento.

Estar neste ambiente nos traz uma sensação de bem-estar, não só pelo verde a nossa volta, mas os sons e ruídos que a natureza faz, onde o cérebro associa a paz e tranquilidade.

Portanto, procure frequentar espaços verdes, parques naturais e lugares que te transmitam calma, precisamos dar um jeito de “escapar” um pouco da correria do dia a dia, buscar um refúgio para o nosso cérebro descansar, isso, sim, é saúde.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também