Benefícios da yoga para a coluna

5 de janeiro de 2023 | sem comentário | Categoria(s): coluna cervical, coluna lombar, coluna vertebral, doenças da coluna, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas, Exercícios para coluna, médico da coluna, postura, vertebrata

Já parou para pensar que a coluna é responsável por sustentar nosso corpo? Quase todos os movimentos que fazemos estão conectados com a coluna. Por isso, e por muitos outros motivos, essa é a região do corpo mais “vulnerável” às dores. Sem perceber, no dia a dia, acabamos exigindo muito das nossas costas, e pior, sem nos darmos o trabalho de cuidar dela. Muitas pessoas não praticam exercícios, não fazem alongamentos e o mais simples, não mantém uma postura adequada. E é aí, que as dores começam a surgir, a partir de meses, ou até anos de hábito ruins.

Mas você pode melhorar seu quadro de dor através da yoga, uma prática que vem ganhando cada vez mais destaque por trazer inúmeros benefícios à saúde, entre eles o alívio das dores nas costas.

Alguns movimentos de torção, durante a yoga, ajudam a “soltar” a região lombar, principalmente para quem tem lordose. Também é indicado para trabalhar os músculos adutores das coxas, trazendo resultados maravilhosos. Com a prática regular você consegue alinhar a coluna aos poucos e se reeducar para manter posturas saudáveis. Alguns movimentos permitem que você faça uma espécie de massagem no local da dor, promovendo o relaxamento das vértebras. Através do controle da respiração a mente e o corpo se conectam, garantindo o relaxamento total físico e mental.

Se você está sofrendo com dores na coluna, a prática regular da yoga pode te trazer um alívio, porém de você sofre de fortes dores há meses ou anos, é melhor procurar a ajuda de um especialista. Conheça a Clínica Vertebrata e ouça uma opinião médica, realize os exames sugeridos e tenha um diagnóstico para iniciar um tratamento adequado.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também