Bico de papagaio: o que é e como tratar

24 de junho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

Trata-se de uma condição na coluna vertebral, onde o disco forma uma “ponta”, conseguindo ser vista através do raio X. Em casos graves o paciente pode sofrer com dores na coluna, formigamento e cãibras, sendo recomendado procedimento cirúrgico.

O que é bico de papagaio na coluna?

O bico de papagaio ou como também é conhecido “osteofitose” é considerado uma inflamação no disco vertebral. O problema afeta um único disco, mas a dor pode irradiar para os membros inferiores.

Essa condição é mais comum em pessoas a partir de 45 anos, por causa do desgaste dos discos vertebrais. Mas outros fatores podem desencadear o bico de papagaio, como excesso de peso, já que a coluna sofre pressão constantemente.  A falta de exercício físico deixa de fortalecer a musculatura de sustentação da coluna, gerando desgaste do disco vertebral. Tabagismo, sedentarismo, má postura e estresse também estão entre as causas que levam ao bico de papagaio.

Qual é o tratamento para bico de papagaio?

Como outros problemas de coluna, para aliviar a dor causada pelo bico de papagaio, é recomentado o uso de medicamento, incluindo analgésicos e anti-inflamatórios. Também são indicados exercícios de fisioterapia e a recomendação de postura adequada.

Em casos graves, pode ser recomendado procedimento cirúrgico que consiste em introduzir implantes ósseos no local do disco vertebral desgastado para estabilizar as estruturas. Porém, há casos, em que é recomendado tirar o disco ou fixar as vértebras com parafusos.

Para saber qual tratamento será eficaz, é necessário passar em consulta com médicos especialistas que realizem exames direcionados para detectar o nível do bico de papagaio. Não procure se automedicar em casa, pois isso pode agravar o problema.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também