Cirurgias na coluna vertebral

3 de agosto de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

Os procedimentos de cirurgias na coluna vertebral são essências quando o tratamento à base de medicação e exercícios não funcionam como deveriam. Assim, com a evolução da medicina, surgiram diversas novas técnicas muito modernas e minimamente invasivas, que trazem uma recuperação mais rápida e mais segurança ao paciente.

Cirurgias na coluna vertebral

A seguir, vamos citar quais são as cirurgias na coluna vertebral.

Bloqueio Percutâneo

O Bloqueio Percutâneo é um procedimento muito comum na cirurgia da coluna vertebral, mais conhecido como infiltração na coluna. Assim, ele auxilia no diagnóstico e pode ser uma opção para quem busca por um procedimento com fins terapêuticos.

Dessa forma, nesse procedimento, o cirurgião responsável aplica medicações anestésica e anti-inflamatórias em alguns pontos da coluna através de agulhas guiadas por radioscopia. Assim, esse procedimento trata a hérnia de disco, a sacroileíte e doenças degenerativas da coluna.

Artrodose

A Artrodose é uma das cirurgias na coluna vertebral indicada para pacientes que apresentam uma dor intensa, acompanhada de déficit neurológico. Por isso, causa alteração na força muscular e sensibilidade.

Dessa forma, durante esse procedimento, o médico especialista insere parafusos entre as vértebras e utiliza um espaçador para promover a estabilidade no local afetado.

 

Endoscopia de Coluna

Mais conhecida como cirurgia por vídeo, a cirurgia da coluna vertebral denominada endoscopia é uma técnica inovadora que possui inúmeros benefícios e é minimamente invasiva. Assim, é uma técnica que traz uma melhora tecnológica dos instrumentos e das técnicas cirúrgicas, promovendo mais eficácia e permitindo que o cirurgião acesse lugares mais complexos. Dessa forma, essa técnica também permite que o médico responsável trate patologias por meio de abordagens cirúrgicas abertas.

Assim, durante o procedimento, é feita uma pequena incisão de no máximo 1 cm, onde é introduzida uma câmera e uma iluminação adequada, acoplada a um sistema que permite que o cirurgião visualize amplamente as estruturas nervosas de cada paciente, juntamente com os instrumentos projetados para remover com precisão a parte lesada.

 

Cirurgias na coluna vertebral minimamente invasivas

As técnicas de cirurgia minimamente invasivas são extremamente inovadoras. Dessa forma, elas trazem mais segurança para o paciente ao realizar a cirurgia da coluna vertebral. Assim, ela tem o objetivo de proporcionar uma menor agressão aos tecidos do corpo, sendo a principal alternativa para procedimentos cirúrgicos abertos e tratam diferente problemas como: fraturas, instabilidade na coluna vertebral, hérnias de disco e doenças degenerativas.

 

Cirurgias na coluna vertebral: Cifose

A Cifose é outra cirurgia da coluna vertebral. Ela causa um arredondamento na parte superior, e em alguns casos não é necessário não é necessário nenhum tipo de tratamento e é muito comum na adolescência. Muito conhecida como pelo termo ‘’Corcunda”.

O tratamento cirúrgico é recomendado quando a deformidade da curva atinge valores superiores a 80 graus, onde é utilizado materiais especiais e enxertos ósseos para realinhar e estabilizar a coluna.

 

Cifoplastia

Essa cirurgia da coluna vertebral é muito utilizada para tratamento de fraturas por compressão e em alguns casos oncológicos, que causam tumores na coluna.

Essa cirurgia tem como objetivo de reduzir a dor, estabilizar o osso, aumentar a mobilidade do paciente e restaurar a parte da altura corporal vertebral afetada.

Durante o procedimento, é utilizada a injeção de cimento intervertebral pelo método de balão. O cirurgião faz dois cortes de 1 cm por nível comprometido. Dessa forma, é uma ótima opção para pacientes que buscam por uma resposta rápida e terapêutica da dor, possibilitando que o paciente retorne as suas atividades e diminuindo os riscos de uma imobilização temporária.

 

 

Conheça algumas orientações Pré e Pós- Cirúrgicas após cirurgias na coluna vertebral

Em casos cirúrgicos, é essencial que o paciente fique atento as orientações pré e pós cirúrgicas. Dessa forma, separamos as principais:

 

Pré cirúrgicas

  • O paciente deve comparecer 2 horas antes do procedimento com acompanhante maior de 18 anos para realização da internação.
  • É necessário que o paciente, porte o documento de Identidade original, carteirinha de convênio e todos os exames realizados (diagnósticos e pré-operatórios);
  • Caso haja relatórios médicos e avaliações de especialistas, também devem estar em mãos;
  • É importante que o paciente leve uma lista de medicações de uso contínuo;

 

Pós cirúrgicas

  • Deve-se usar as Medicações conforme a orientação médica   (geralmente analgésicos e anti-inflamatórios);
  • Em casos específicos, serão prescritas cintas/coletes para proteção do local da cirurgia;
  • Após o procedimento, pode ocorrer dor no local da cirurgia, fraqueza muscular e formigamento nos membros;
  • Deve-se realizar os curativos após o banho. Dessa forma, se houver alguma secreção no local da cirurgia, utilizar gaze e micropore hipoalergênico, sempre com mãos limpas;

 

 

Importante

Deve-se agendar o retorno ao consultório entre 7 a 14 dias após procedimento. Em caso de urgência, procure imediatamente um pronto socorro para atendimento.

De acordo com cada caso, poderá haver algumas mudanças nas orientações. Siga as orientações médicas para o seu caso!

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também