Dicas simples para manter a coluna forte em eventos na cidade

24 de fevereiro de 2023 | sem comentário | Categoria(s): coluna lombar, coluna vertebral, doenças da coluna, dor ciática, dor na coluna, dores nas costas, postura, vertebrata

Você que gosta de aproveitar o feriado com sua família, de curtir e viajar, ou até mesmo de correr atrás de trio elétrico, convenhamos que para poder usufruir de tudo isso, você precisa estar com sua saúde em dia, não é mesmo?

Esses típicos feriados nacionais são propícios para festas, viagens, encontros, onde por muitas das vezes você passará uma boa parte do seu tempo em pé, sentado no trânsito, pulando ou até mesmo correndo. E sabemos que todas essas atividades para serem feitas é essencial ter a coluna em boas condições. Não digo em perfeitas condições, pois de acordo com pesquisas, estima-se que 80% da população em algum momento terão algum indício de dores na coluna.

Vamos para as dicas então; aqui nós iremos falar sobre algumas dicas importantes para manter a coluna em um estado aceitável para que você possa aproveitar o feriado com sua família.

Uso adequado de bolsas e mochilas

Ao usar mochilas ou bolsas, se deve ter uma atenção especial, principalmente nos períodos festivos, pois costumamos levar coisas demais na mochila devido às circunstâncias. Nossa dica é:

– Use bolsas ou mochilas com alças largas e acolchoadas para distribuir o peso de forma equilibrada;

– Evite carregar a bolsa ou mochila de um lado das costas apenas;

– Evite carregar objetos pesados por um longo período de tempo;

Use tênis apropriado para longas caminhadas

Imagine aquela multidão de pessoas aglomeradas, andando para lá e para cá, imagine a distância que você irá percorrer, ou seja, esteja preparado para todas essas situações de antemão.

E para isso o uso de um bom tênis é extremamente recomendável. Nossa dica é:

– Amortecimento: escolha um tênis com um bom amortecimento para absorver o impacto ao pisar no chão;

– Conforto: escolha um tênis com espaço suficiente para os dedos dos pés;

– Altura do salto: escolha um tênis com sola plana ou um salto baixo, para evitar mudanças na postura e na distribuição de peso;

Em conclusão, para manter a coluna saudável durante o carnaval, é importante tomar medidas preventivas. Escolher um assento ou local para assistir aos desfiles que ofereça suporte adequado para as costas, alongar-se regularmente, evitar carregar peso excessivo por longos períodos de tempo e manter uma postura correta são algumas dicas úteis para evitar dores nas costas. Além disso, lembrar de se hidratar.

Com algumas precauções simples, é possível manter a coluna saudável e evitar dores durante o carnaval. Então aproveita ao máximo sua festa sem se preocupar com dores nas costas. E já sabe, caso as dores persistirem mesmo com toda essa prevenção, procure a nossa clínica e iremos investigar o seu caso e lhe passar o tratamento adequado.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também