Coluna vertebral: doenças, causas e tratamentos

25 de fevereiro de 2016 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna

A coluna vertebral representa o conjunto de ossos articulados (vértebras) que formam o eixo vertical de sustentação do corpo humano.

As estruturas ósseas da coluna, chamadas vértebras, são sobrepostas e separadas por “amortecedores”. São 33 ou 34 vértebras intercaladas por discos intervertebrais que formam o canal medular o qual contém no seu interior a medula espinhal.

Ao longo do dia, o ser humano repete, várias vezes, movimentos de sentar, levantar, entrar e sair do carro, carregar peso ou pegar um objeto que caiu no chão.

Todas essas ações demandam o uso da coluna. Sempre que realizadas de forma incorreta, prejudicam a postura e, conseqüentemente, a coluna. Esse desgaste, acumulado durante anos, certamente vai causar diferentes problemas na coluna.

Além do tempo, enfermidades e outros fatores de risco atuam em conjunto causando dor: noites mal dormidas, condicionamento físico deficiente, má postura, movimentos errados, pequenos traumas, esforço repetitivo, cigarro, obesidade, diminuição da densidade óssea, trabalhos desgastantes e estilo de vida.

Human back with a visible pain

Doenças da Coluna

Os principais problemas de coluna, como lombalgia, artrose, bico de papagaio e hérnia de disco são comuns na idade adulta.

Posturas erradas e movimentos inadequados são as principais causas da dor nas costas. Com o passar dos anos, vai ocorrendo um desgaste das articulações da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco) e à osteofitose (bico de papagaio).

A Lombalgia também conhecida por dor nas costas, afeta indivíduos de todas as idades, pode surgir em qualquer fase da vida e durar dias ou meses.

Outra doença mais comum em idosos, a artrose pode ser causada por fatores genéticos, acidentes, excesso de atividade física e levantamento de peso excessivo, mas também pode afetar jovens.

Fratura da Coluna Vertebral

A fratura na coluna vertebral pode provocar paralisia permanente das pernas ou do corpo todo, dependendo da vértebra afetada.

Na maior parte das vezes, a fratura da coluna vertebral é causada por quedas de grande altura ou acidentes automobilísticos ou esportivos. Em pacientes com osteoporose ou tumores ósseos, esse tipo de lesão pode acontecer espontaneamente, devido ao enfraquecimento dos ossos.

Tratamento de fratura na coluna vertebral

Normalmente, o tratamento da fratura é conversador, podendo durar de 2 a 3 meses.

Nos casos da fratura de coluna sem lesões na medula espinal, o tratamento pode exigir o uso de colete, colar cervical ou gesso, podendo durar de 2 a 3 meses.

Quando a fratura é mais grave a ponto de atingir a medula, o tratamento adequado é a cirurgia com o uso de suportes de metal para alinhar e suportar o peso do corpo.

Quando procurar um médico da coluna

É aconselhado procurar um médico especialista em coluna quando a dor na coluna é intensa e não passa mesmo com o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, piora com o passar do tempo ou quando irradia para outras regiões do corpo.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *