Como aliviar as dores na coluna durante a gravidez

20 de abril de 2021 | sem comentário | Categoria(s): dores nas costas, gestação

 

Diversos fatores fazem da gravidez um motivo para o aparecimento de dores na coluna. Além do aumento de peso, as alterações hormonais também podem contribuir para a dor nas costas, provocadas pelo aumento do útero e desenvolvimento do bebê.

Lembrando que, as dores habituais da gravidez não colocam em risco a gestação, mas se não houver alguns cuidados, podem durar até mesmo depois do término da gravidez.

 

Por que a dor nas costas é comum na gravidez? 

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por diversas mudanças, causadas pelas alterações hormonais e pela expansão do útero. Entre elas, a mais nítida é o crescimento da barriga da mulher, que ocorre de acordo com o desenvolvimento do feto.

Só que esse peso a mais é, justamente, o “grande culpado” pelas recorrentes dores nas costas das mulheres grávidas, especialmente no 2º e no 3º trimestres de gestação. Quanto maior o útero, mais pressão ele faz ao redor dos vasos sanguíneos, reduzindo o volume de sangue para a parte inferior da coluna. Com isso, vêm as dores frequentes na região.

dor nas costas na gravidez prejudica a mobilidade da mulher, tornando processos considerados simples, como se levantar, sentar-se e caminhar, mais difíceis.

Não há nenhum indício de que as dores nas costas da gestante tenha relação com o desenvolvimento do bebê, além do próprio suporte e peso dele. A sua complicação afeta diretamente o bem-estar da mãe.

Dicas para amenizar a dor nas costas na gravidez


🔸 Realizar exercícios para a coluna em piscina, pilates, yoga, bem como atividades em solo habituais (caminhada, bicicleta ergométrica, academia).

🔸 Usar suportes, cintas ou órteses para reduzir o peso abdominal e assim reduzir as dores.

🔸 Adquirir bons hábitos posturais, coordenação do equilíbrio e alongamentos que podem ser trabalhados com auxílio de profissionais específicos.

🔸 Mudanças no ambiente de trabalho auxiliam no tratamento e prevenção, com cadeiras adequadas, carregamento de peso compatível e cuidados posturais evitando agachamentos, deambulação prolongada e sedentarismo.

🔸 O bom controle do ganho de peso também é fundamental na prevenção da dor lombar, bem como uso de sapatos adequados com solado macio e saltos limitados.

🔸 Calor local realizado com bolsa térmica, compressas de água morna ou semelhantes podem auxiliar na dor, bem como o uso de analgésicos adequados para o período gestacional e (sempre sob indicação médica).

Nosso espaço está preparado para receber você e o seu bebê!

Conheça o nosso trabalho!

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também