Como problemas nos pés estão relacionados às dores na coluna?

8 de julho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, tratamentos

Nossos pés são projetados para sustentar e equilibrar o corpo. É um dos membros mais importantes em nossas vidas. Ter dor constantemente após caminhar pode ser um alerta, principalmente quando afeta a coluna.

Problemas nos pés podem estar fortemente ligados às dores na coluna, impedindo que o corpo fique em uma postura adequada. Além disso, existem condições (doenças, patologias e etc) que causam deformidade nos pés, pressionando músculos e articulações durante o caminhar que pode ocasionar lesões e fissuras.

Qualquer problema que temos em nossos pés por menores que sejam, fazemos de tudo para não pisar “em cima” do local da dor e sem perceber, já estamos andando errados. Se você fizer isso por semanas as dores nas costas irão começar a surgir.

Às vezes a falta de postura que os pés causam é tão sutil que as pessoas não percebem que suas dores nas costas começam a partir disso. Por isso é importante encontrar uma clínica especialista para passar por uma avaliação completa, só assim o médico saberá a origem da sua dor na coluna.

Quais problemas nos pés podem dar dor nas costas?

Alguns problemas nos pés que iremos citar a seguir podem impactar a coluna se estiverem em um nível avançado do problema. Entre ele estão:

  • Pé plano ou chato: ocorre quando a planta do pé toca quase por inteiro no chão, causando muito impacto ao caminhar. Essa condição gera dor no tornozelo e joelho, podendo desenvolver joanetes ou faciste plantar;
  • Faciste plantar: causa pelo estresse de movimentos repetitivos na região, é uma inflamação dos tecidos que ligam o osso do calcanhar aos dedos;
  • Joanete: é uma deformidade óssea na base do dedão do pé, causada pelo crescimento da articulação.
  • Artrose: essa doença afeta as articulações dos pés. Com o envelhecimento, a artrose pode modificar a estrutura dos pés, causando dor ao caminhar.

Devido à deformidade ou dores nos pés, os pacientes procuram pisar de uma forma que não sintam dor e acabam prejudicando as costas pela falta de postura ao andar.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também