Como você dorme pode atrapalhar o seu dia.

12 de abril de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Artigos, coluna cervical, coluna lombar, coluna vertebral, Destaque, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas, Sem categoria

Já foi dormir num horário que você considera normal, mas acordou cansado? Existem muitos motivos para você se sentir cansado e interferir em como você se sente durante o dia. Neste post vamos citar alguns deles.

Alguns dos motivos que existem para que você se sinta cansado mesmo após uma noite de sono não necessariamente acontecem durante a noite. Talvez você não saiba, mas seu estilo de vida influencia e muito na qualidade do seu sono. Você tem um estilo de vida muito estressante? Pega trânsito, tem um trabalho que envolve situações que demandam muito de você, é sedentário ou se alimenta mal? Esses podem ser alguns dos motivos para que você não tenha um sono de qualidade.

Além disso, podemos citar:

  • Beber pouca água;
  • Falta de vitamina D (aquela que adquirimos quando tomamos sol);
  • Alimentação pobre em ferro e B12;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Uso excessivo de telas.

Para além destes motivos temos também motivos mais palpáveis que influenciam no seu sono. Qual a posição que você costuma dormir? Ela pode influenciar na qualidade do seu sono e neste sentimento de cansaço no dia seguinte. É claro que a melhor posição para dormir vai variar de pessoa para pessoa, mas existem algumas posições que oferecem mais benefícios do que outras.

Dormir de lado

Essa é a posição mais recomendada por médicos. Já que o tronco e as pernas ficam relativamente esticados, a coluna está alongada, e isso ajuda aliviar a dor nas costas, lombar e até a dor no pescoço.

Dormir de barriga para cima

Outra posição favorável para dormir é de barriga para cima, pois o corpo fica reto. O ideal seria posicionar um travesseiro abaixo dos joelhos para que a região cervical esteja alinhada com toda a coluna. No entanto, essa posição favorece o ronco então não é indicada para aqueles que tem apneia do sono.

Dormir de bruços ou de barriga para baixo

Essa é a posição menos aconselhada pelos médicos e especialistas. Por um lado, ela ajuda a aliviar o ronco, porém ela pode agravar outras condições médicas já que pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra enquanto você dorme e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas regiões e causar muitas dores.

Podemos falar também dos colchões e travesseiros certos, já que eles podem influenciar em muito nas dores musculares que podemos sentir ao acordar. Quando falamos de colchão, a melhor indicação para coluna é um colchão de espuma, mais suave, mas com a densidade recomendada para o peso corporal.

Agora quando se trata de travesseiro, o travesseiro ideal deve ter uma altura de 10 a 15 cm. Ele deve apoiar a cabeça e o pescoço (e os ombros quando deitado de costas). Para deitar-se em posições diferentes, é melhor se o travesseiro puder ser ajustado em sua altura.

Se seu sono continuar ruim, e você tiver dores na coluna vertebral, pescoço ou lombar, não hesite em procurar ajuda profissional. Entre em contato com a Clínica Vertebrata.


Leia também