Cuidados que se deve ter após uma Cirurgia de Coluna

1 de novembro de 2021 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral

Procedimentos cirúrgicos provocam ansiedade nos pacientes e nos seus familiares. Além disso, muitos são os questionamentos acerca da recuperação pós cirurgia da coluna, sendo frequentes perguntas como: terei dor no pós operatório? Poderei carregar peso? Como fazer os curativos nesse período? Quanto tempo ficarei afastado do trabalho?

Conhecer melhor o processo da sua cirurgia e recuperação fará com que você se sinta mais confiante para realizar sua operação. Essa seção fornecerá informações úteis sobre como se preparar para sua cirurgia da coluna, desde os exames pré-operatórios à reabilitação fisioterápica.

As informações aqui disponíveis não substituem a relação médico-paciente e podem variar de acordo com cada caso.

 

Ao acordar, após a cirurgia 

Após a cirurgia, você será levado para uma sala de recuperação, onde permanecerá por cerca de 2 horas. O anestesista e uma equipe especializada cuidarão de você quando acordar.

Você poderá acordar com uma máscara de oxigênio cobrindo seu nariz e boca. Além disto, pode ter a sensação de visão borrada, boca seca e calafrios.

Você poderá sentir algum desconforto, dor ou náusea, ao acordar. Nesse caso, a equipe cuidará para que fique o mais confortável possível. Um profissional checará a circulação, movimento e sensação em seus braços e pernas. Após estar bem acordado, você será levado para o quarto, onde ficará em companhia dos seus familiares.

 

Medicações

Você receberá medicações endovenosas para dor. Você ficará deitado, podendo utilizar travesseiro baixo. Caso queira, poderá ser virado de lado. Nas cirurgias mais simples é autorizado caminhar logo após ter passado totalmente o efeito dos anestésicos, sempre sob supervisão de um profissional.

 

Sua atividade logo após a cirurgia 

Os profissionais te auxiliarão a sair da cama, ajudando-o primeiro a sentar-se no leito e na poltrona. Posteriormente, você iniciará seus primeiros passos. Nunca tente se locomover sem o auxílio de um dos profissionais da equipe médica.

Você aprenderá alguns exercícios antes da alta para casa. É importante que os realize. Poderão ser necessárias algumas sessões de fisioterapia em casa, para melhora do equilíbrio e da marcha.

 

Como controlar sua dor após a cirurgia 

Com a evolução de técnicas menos invasivas, a musculatura da coluna é manipulada cada vez menos no ato cirúrgico. Isso significa menos dor após a cirurgia. No período pós operatório recente, as dores podem ser bem controladas com uso de analgésicos.

No momento da alta, você receberá orientações sobre as medicações prescritas para dor. Além disto, as medidas abaixo poderão ajudá-lo a sentir-se melhor:

  • Aplicação local de compressas de gelo. Envolva um saco plástico com gelo em uma toalha e aplique localmente por cerca de 25 minutos, 6 vezes por dia. A rotina de compressas de gelo durará uma semana a contar da data da operação.

 

Como cuidar da alimentação e evitar a obstipação 

Ao chegar em casa, assim que possível inicie dieta balanceada, que o ajudará a recuperar-se mais rapidamente. Além disto, é importante que beba líquidos frequentemente, evitando que se torne obstipado (ausência ou diminuição do trânsito intestinal normal). No período pós-operatório, são causas frequentes de obstipação:

  • Uso de medicações;
  • Dieta pobre em fibras;
  • Baixa ingestão de líquidos;
  • Falta de atividade física.

 

Você pode prevenir a obstipação com as seguintes medidas:

  • Beba 6 a 8 copos de líquidos diariamente;
  • Mantenha-se ativo (caminhadas de 10 a 15 minutos, 2 a 3 vezes por dia). Ida ao banheiro ou à cozinha não são suficientes;
  • Aumente a ingestão de fibras (pães integrais, frutas, cereais e legumes);
  • Diminua a utilização de medicações para dor, assim que possível.

 


Leia também