Cuidando das costas e evitando dores nas férias

12 de janeiro de 2020 | sem comentário | Categoria(s): Artigos

As férias de verão chegaram! Um momento que todos ansiosamente esperam para curtir, viajar e, principalmente, descansar. Mas algumas vezes, ao retornarmos do período de lazer, nos sentimos mais exaustos do que quando saímos, e levamos na volta para casa uma boa dose de dores nas costas, contraturas e, em alguns casos, até lesões graves.

Que tal estas dicas simples para cuidar de suas costas nas férias? Esse período de relaxamento e descanso pode ter alguns riscos para a coluna que você deve levar em consideração. Evite alguns contratempos que podem estragar a viagem. Confira:

Não descanse muito

Pode parecer contraditório. Mas apesar de serem férias, não é bom exagerar no descanso. A inatividade física, especialmente deitada, é prejudicial para as costas, pois enfraquece as estruturas musculares que a sustentam.

Fique atento às atividades diárias

Muitas vezes aproveitamos as férias para realizar algumas tarefas pendentes: cortar a grama do jardim, tirar as roupas velhas velhas do armário, organizar a garagem, etc. Todas estas atividades podem envolver fazer esforços ou carregar objetos pesados. Por isso, é muito importante sempre flexionar as pernas e manter as costas retas quando for levantar algum objeto. É possível também utilizar um cinto para evitar ferimentos.

Exercícios

Aproveite o seu tempo para caminhar, correr ou participar de uma aula ou atividade aeróbica. Exercícios físicos são excelentes e muito benéficos para as costas e para a saúde em geral. Mas sempre procure a orientação de um instrutor ou profissional capacitado para a prática. 

Fique atento ao seu peso

É importante manter um peso adequado para evitar problemas nas costas devido à sobrecarga muscular. Não deixe que as férias se tornem um pretexto para negligenciar sua saúde, comer ou beber demais e adquirir maus hábitos alimentares.

Não dirija muito

Se você estiver viajando, faça pausas de pelo menos 15 minutos a cada 2 horas de carro. Estique as pernas e não fique mais de 6 horas seguidas ao volante, pois você pode aumentar a dor na região lombar. Se você viajar de ônibus ou avião, pegue uma almofada ou travesseiro para evitar problemas no pescoço e na parte superior das costas.

E na volta das férias?

Terminado esse período de férias, é hora de voltar para a rotina. Muitas pessoas retornam ao trabalho em escritórios, onde ficam sentadas por muito tempo na mesma posição. Até mesmo, em alguns caso, ficam um longo período em pé. Também em casa, no dia a dia, alguns cuidados com a postura podem prevenir grandes transtornos e desconfortos.

Esteja consciente da sua postura

Para corrigir uma má postura, quando sentado, em pé ou mesmo enquanto caminha, é preciso ter clareza sobre o que é uma boa postura. A postura deve estar na vertical, mas não muito rígida ou forçada. Aprender a sentar-se corretamente pode ser útil para evitar desconforto nas costas, pescoço, ombros. Comece a praticar agora.

Não force demais

Não se trata de alongar ou manter continuamente uma postura forçada buscando “ser reto”. Trata-se de fazer correções suaves, e mantê-las. A compreensão por postura correta não deve ser apenas para os momentos em que estamos sentados ou em pé, mas também precisamos estar atentos aos gestos que fazemos. Por exemplo, quando o corpo vira para alcançar os objetos da mesa, ou enquanto estamos digitando no computador.

Também devemos cuidar da postura no momento em que usamos celulares ou tablets, pois eles podem causar desconforto no pescoço se não cuidarmos da posição em que os usamos.

Evite roupas apertadas e sapatos de salto altos 

É mais fácil usar roupas confortáveis ​​durante as férias. A falta de compromissos sociais favorece o uso de calçados baixos. Esses dois fatos juntos impedem a adoção de más posturas.

Movimente-se

Volte das férias, mas mantenha o entusiasmo. Faça planos que incluam algum movimento a cada hora sentado. Adote uma postura ergonômica, o que muitas vezes, nas situações de estresse relacionadas ao trabalho, acaba passando despercebida.

Em caso de lesão 

Se um dos músculos das costas foi afetado na prática de algum esporte, por exemplo, coloque gelo para aliviar a dor. O verão é a melhor hora para não sentir desconforto com a mudança na temperatura da pele.

Não use remédios sem receita 

As vezes podemos ser tentados a tomar certos medicamentos, como paracetamol ou anti-inflamatórios. Mas estes remédios podem servir somente para mascarar um problema maior. Sem falar que ainda há a possibilidade da automedicação gerar uma série de distúrbios graves.

Apesar de simples, essas dicas podem ajudar você e a sua família a curtirem um bom período de férias, e também ter um ótimo retorno às atividades do dia a dia. Mas caso você sinta algum incômodo nas costas, pescoço, ombros e braços, procure a orientação médica.

 


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *