Dicas de postura para evitar problemas na coluna

1 de agosto de 2013 | 8 comentários | Categoria(s): dor na coluna, dores nas costas

Uma boa postura diferença para quem não quer ter problemas de coluna e dores nas costas.

Durante o nosso dia a dia descuidamos do básico e acabamos adquirindo vícios de postura, que quanto mais cedo forem corrigidos, melhor será a nossa qualidade de vida.

Reeducar a nossa postura não é uma tarefa fácil, mas é necessária. E a reeducação de pequenos hábitos em nosso dia a dia já fazem toda a diferença. É melhor, menos doloroso e mais fácil prevenir do que tratar.

Diversas doenças podem ser evitadas por pessoas que mantenham uma boa postura, entre elas a Cifose, a Lordose e a Hiperlordose.

Confira dicas de como melhorar a postura e evitar dores na coluna.

Postura correta ao deitar

Use travesseiros baixos. Evite dormir com muitos travesseiros, pois eles deixam a coluna em uma posição incorreta. Se você costuma dormir de lado, ponha um travesseiro entre os joelhos. Caso durma de barriga para cima, ponha um travesseiro debaixo dos joelhos. Lembre-se que você ficará oito horas nessa posição, e uma posição para a coluna poderá causar muito desconforto no futuro. Acostume-se a dormir bem.

Carregar bolsas, sacolas, malas

Distribua o peso igualmente nos dois braços. Evite sobrecarregar apenas um lado do corpo, que pode ocasionar desvio de coluna.

Faça exercícios físicos

Exercícios físico são excelentes para a coluna. Fortalecem a musculatura da coluna, o que evita que ela sobrecarregue e ainda ajuda a melhorar a postura. Uma postura bonita faz de você uma pessoa mais elegante.

Alongue-se

Quanto mais alongamentos você fizer, melhor. Alongamentos ajudam a diminuir e prevenir as dores nas costas. Espreguice bastante! Faz bem e é relaxante.

Agache-se para pegar coisas no chão

É comum apenas as pessoas inclinarem as costas para alcançar objetos que estão no chão. Este jeito de pegar objetos está incorreto. O ideal é agachar e dobrar os joelhos, mantendo a coluna reta. Principalmente se for erguer objetos pesados. Pegue corretamente pesos e objetos no chão. O ciático agradece.

Salto alto

Além de prejudicar a circulação, favorecendo o aparecimento de varizes, o salto alto prejudica os joelhos e a coluna. O uso diário do salto alto deve ser evitado.

Sente corretamente

Evite cruzar as pernas. Suas nádegas devem encostar o fundo da cadeira e/ou do sofá. Regule a sua cadeira para que as pernas façam um ângulo de 90º. Caso a cadeira não seja regulável, use apoio para os pés. Caso fique sentado muito tempo, levante-se de vez em quando, vá pegar uma água, dê uma caminhada. Além de descansar a mente, você estará ajudando a sua coluna e evitando dores nas costas.

Estas são apenas algumas orientações básicas de como ter uma postura saudável. Em nosso site você pode ver mais orientações básicas sobre ergonomia que podem ajudar um funcionário a evitar dores ou lesões nas costas.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Hábitos para uma boa posturaHábitos para uma boa postura A higiene postural consiste em posicionar o corpo de forma adequada para proteger a coluna vertebral,  evitar sobrecarregá-la e prevenir possíveis lesões. Muitas vezes, os maus hábitos nos […]
  • Lordose: por dentro do problemaLordose: por dentro do problema Segundo o ministério da saúde, a hiperlordose atinge mais da metade da população brasileira, em todas as idades.Lordose é o nome que se dá à curvatura normal da coluna espinhal. […]
  • Dores no corpo muitas vezes são sinônimos de má posturaDores no corpo muitas vezes são sinônimos de má postura A má postura é um dos principais motivos das dores na coluna e normalmente é desencadeada pelo excesso de peso, permanência na mesma posição por muito tempo e sedentarismo. Um dos […]
  • Cuidados durante a musculação para prevenir as lesões nas costasCuidados durante a musculação para prevenir as lesões nas costas Praticar exercícios físicos é importante para manter a forma e ajudar a corrigir a postura, podendo inclusive ser indicado para quem sofre com dor nas costas. Mas é preciso atenção: sem […]
  • Lordose e Hiperlordose: causas, sintomas e tratamentosLordose e Hiperlordose: causas, sintomas e tratamentos A coluna possui curvaturas chamadas de Lordose. A Hiperlordose acontece quando essas curvaturas são muio acentuadas.A coluna vertebral possui curvaturas por toda sua extensão, […]
  • Hipercifose: o que é e como evitarHipercifose: o que é e como evitar A hipercifose se caracteriza por um aumento anormal da coluna. Vulgarmente chamada de corcundez, a hipercifose é uma curvatura acentuada na concavidade posterior da coluna, chamada de […]

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *