Dor crônica e qualidade de vida, é possível ter os dois?

17 de abril de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Artigos, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas

Imagina ter que conviver com a dor 24 horas por dia, 7 dias por semana. Soa terrível, não é mesmo?

Essa é a realidade de ao menos 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED). Se você está passando por isso, saiba que não está sozinho.

A dor crônica, além de ter impactos muito grande na saúde física da pessoa que a sente, tem impacto imensurável na saúde mental dos pacientes que relatam sentir tais dores. Estudos mostram que o nível de dor interfere diretamente na qualidade de vida do sujeito, podendo ser um fator que estimula o desenvolvimento de condições psicossociais, tais como a depressão e menor percepção do suporte social.

O ciclo de dor e problemas de saúde mental muda seus hormônios do estresse e substâncias químicas cerebrais, incluindo:

  • Cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse;
  • Serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade.

Podemos afirmar que quem sofre com dores crônicas tem sua qualidade de vida comprometida. Mas há algumas coisas que podem ser feitas para que a pessoa possa se sentir melhor dentro das suas limitações.

Meditação e Mindfullness

A meditação é um treino do corpo e da mente que induz a focalização da atenção, para alcançar tranquilidade, concentração, redução de estresse e ansiedade. Já o Mindfullness é a prática de se concentrar completamente no que está acontecendo no momento, focando o presente e nas atividades enquanto estão sendo feitas. Isso inclui percepção de sentimentos, sensações e atenção no ambiente.

Alguns dos benéficos dessas práticas são:

  • redução de estresse;
  • diminuição de sintomas depressivos e controle da ansiedade;
  • autoconhecimento e autoestima,
  • foco nas atividades cotidianas;
  • melhora a memória.

Exercícios físicos e alongamento

De acordo com a influencer Lu Ferreira, que sofre com uma doença autoimune chamada espondilite anquilosante, o exercício físico foi uma grande virada de chave para sua relação com a doença autoimune e a dor. Ela afirma que se exercitar regularmente faz com que suas dores a incomodem menos e que consiga focar no que seu corpo consegue fazer, não no oposto.

Indicamos a caminhada como um bom exercício para pessoas com dores crônicas, além de exercícios na água como natação e hidroginástica. Bicicleta estacionária, yoga, Tai chi e pilates são outras atividades indicadas.

Exercícios de fortalecimento dos músculos como musculação podem ser de grande ajuda para aqueles que sentem dores nas costas, joelhos e pescoço.

Dormir bem

Seu corpo já está passando por um alto nível de estresse por conta da dor, então garantir um sono de qualidadec é essencial para que os níveis de estresse não se agravem e prejudiquem ainda mais sua qualidade de vida.

Algumas dicas para ter um sono de mais qualidade são:

  • Estabeleça uma rotina de sono, dormindo e acordando nos mesmos horários todos os dias.
  • Fique longe das telas pelo menos 1 hora antes de se deitar.
  • Se exercite com regularidade
  • Invista em um colchão e travesseiros apropriados.

Sabemos que não é fácil viver com dores crônicas, marque uma avaliação na Clínica Vertebrata. Aqui cuidamos da sua dor na coluna vertebral com excelência.


Leia também