Dor nas costas: causa pode ser seu celular

23 de outubro de 2019 | sem comentário | Categoria(s): Artigos

É inegável que hoje a tecnologia ocupa um papel fundamental em nossas vidas. As inovações as quais temos acesso facilitam nossa comunicação, ajudam em nossa organização e até mesmo nos proporcionam lazer. 

 

Uma dessas ferramentas tecnológicas que adotamos no dia a dia é o telefone celular. O famoso smartphone conquistou seu espaço no dia a dia, e muito mais do que isso, tornou-se hoje grande um aliado para as mais variadas rotinas.

 

Há cerca de 15 anos, começamos a intensificar o uso do celular. E desde lá nos tornamos cada vez mais dependentes desse pequeno dispositivo. Nós o carregamos por toda parte, no entanto se o usamos incorretamente, podemos estar afetando nossa saúde, causando  dor nas costas e até lesões no corpo. 

 

É preciso avaliarmos a maneira como utilizamos o celular. A dor nas costas é uma consequência que pode surgir em decorrência da má postura. Quando usamos o dispositivo, flexionamos o pescoço para visualizar a tela. E é exatamente esse movimento que pode trazer algumas implicações às nossas articulações.

 

A nossa cabeça pesa entre 4 e 6 kg. Muitas pessoas não percebem qual sua postura ao utilizar o celular. A verdade é que todos têm o hábito de inclinar o pescoço. O problema é que nesta posição adicionamos um peso extra à coluna. 

 

Uma flexão do pescoço em 15° graus, gera uma pressão de aproximadamente 12 quilos nas vértebras. A tensão afeta diretamente a região lombar. 

 

Isso é o que diz um estudo do cirurgião Kenneth K. Hansraj, publicado em 2014. A medida que aumentamos o ângulo, a pressão aumenta. Por exemplo, em 30° graus, o peso será 18 quilos, 45 ° graus, 22 quilos, e 60° graus seria o equivalente a carregar uma criança nos ombros. Aproximadamente 27 quilos. 

 

Sustentar essas cargas por longos períodos provocará fadiga nos músculos cervicais e dorsais. E como consequência disso, podemos desencadear contraturas, cervicalgia (dor no pescoço), tonturas, dor nas costas, sensação de peso e formigamento nos membros superiores.

 

Esta posição da cabeça tem até um nome específico: “Text Neck”. Em português é conhecida como a Síndrome do Pescoço de Texto. O conceito, bastante difundido pela internet,  relaciona a dor nas costas que muitas pessoas sentem, principalmente os jovens, com o uso ininterrupto do telefone celular. 

 

O termo foi criado pelo Centro Médico de Cirurgia Espinhal e Reabilitação de Nova York. Suas consequências podem ser a perda da curva natural da cervical, bem como o desgaste precoce da coluna. Há casos que a correção só pode ocorrer através de cirurgia.

Problemas mais comuns

A má postura ao usar o celular ou qualquer outro gadget, pode alterar a curvatura original da coluna. Entre os problemas mais comuns estão:

 

  • Dores fortes devido à tensão muscular prolongada e o aparecimento de hérnia de disco ou compressão dos nervos da coluna vertebral.

 

  • Disfunção respiratória devido a dor crônica que os pacientes experimentam ao redor do pescoço.

 

  • A postura da cabeça para a frente pode adicionar mais de 13 kg de peso extra na linha natural da coluna, causando desalinhamento.

 

  • Deformação da curva natural do pescoço que pode causar artrite mesmo em pessoas mais jovens.

 

  • O sistema digestivo pode ser comprometido devido a postura incorreta do corpo. O intestino grosso é um dos principais afetados, causando problemas de evacuação.

 

Evitando a dor nas costas

Prevenção é o melhor caminho. Cuidar da postura ao usar o celular é uma atitude que precisa ser adotada por todos. É importante sempre tentar olhar para o dispositivo com a cabeça ereta, e quando for necessário inclinar o pescoço, que esse movimento não tome muito tempo.  É uma maneira evitar esforço excessivo e sobrecarregar a coluna.  

Algumas dicas para manter a boa postura podem prevenir o problema de dor nas costas: 

Flexionar o braço para colocar o celular no nosso campo visual, reduzindo assim a inclinação do pescoço.

Evitar permanecer muito tempo na mesma posição. Olhar para cima, mover ou alongar o pescoço impedirá o acúmulo de tensão e fadiga. Recomenda-se descansar pelo menos 10 minutos para cada hora de uso.

Usar o viva-voz ou fones de ouvido ao invés de digitar também pode ajudar.

Realizar atividades físicas para tonificar os músculos e melhorar a postura.

Sempre vá ao seu médico quando sentir uma dor nas costas que não ameniza. Na presença do especialista, diga todos os sintomas, há quanto tempo eles existem e quando se intensificam. Evite a automedicação.

Agência de Marketing Digital


Leia também


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of