Dor nas costas: causa pode ser seu celular

23 de outubro de 2019 | sem comentário | Categoria(s): Artigos

É inegável que hoje a tecnologia ocupa um papel fundamental em nossas vidas. As inovações as quais temos acesso facilitam nossa comunicação, ajudam em nossa organização e até mesmo nos proporcionam lazer. 

 

Uma dessas ferramentas tecnológicas que adotamos no dia a dia é o telefone celular. O famoso smartphone conquistou seu espaço no dia a dia, e muito mais do que isso, tornou-se hoje grande um aliado para as mais variadas rotinas.

 

Há cerca de 15 anos, começamos a intensificar o uso do celular. E desde lá nos tornamos cada vez mais dependentes desse pequeno dispositivo. Nós o carregamos por toda parte, no entanto se o usamos incorretamente, podemos estar afetando nossa saúde, causando  dor nas costas e até lesões no corpo. 

 

É preciso avaliarmos a maneira como utilizamos o celular. A dor nas costas é uma consequência que pode surgir em decorrência da má postura. Quando usamos o dispositivo, flexionamos o pescoço para visualizar a tela. E é exatamente esse movimento que pode trazer algumas implicações às nossas articulações.

 

A nossa cabeça pesa entre 4 e 6 kg. Muitas pessoas não percebem qual sua postura ao utilizar o celular. A verdade é que todos têm o hábito de inclinar o pescoço. O problema é que nesta posição adicionamos um peso extra à coluna. 

 

Uma flexão do pescoço em 15° graus, gera uma pressão de aproximadamente 12 quilos nas vértebras. A tensão afeta diretamente a região lombar. 

 

Isso é o que diz um estudo do cirurgião Kenneth K. Hansraj, publicado em 2014. A medida que aumentamos o ângulo, a pressão aumenta. Por exemplo, em 30° graus, o peso será 18 quilos, 45 ° graus, 22 quilos, e 60° graus seria o equivalente a carregar uma criança nos ombros. Aproximadamente 27 quilos. 

 

Sustentar essas cargas por longos períodos provocará fadiga nos músculos cervicais e dorsais. E como consequência disso, podemos desencadear contraturas, cervicalgia (dor no pescoço), tonturas, dor nas costas, sensação de peso e formigamento nos membros superiores.

 

Esta posição da cabeça tem até um nome específico: “Text Neck”. Em português é conhecida como a Síndrome do Pescoço de Texto. O conceito, bastante difundido pela internet,  relaciona a dor nas costas que muitas pessoas sentem, principalmente os jovens, com o uso ininterrupto do telefone celular. 

 

O termo foi criado pelo Centro Médico de Cirurgia Espinhal e Reabilitação de Nova York. Suas consequências podem ser a perda da curva natural da cervical, bem como o desgaste precoce da coluna. Há casos que a correção só pode ocorrer através de cirurgia.

Problemas mais comuns

A má postura ao usar o celular ou qualquer outro gadget, pode alterar a curvatura original da coluna. Entre os problemas mais comuns estão:

 

  • Dores fortes devido à tensão muscular prolongada e o aparecimento de hérnia de disco ou compressão dos nervos da coluna vertebral.

 

  • Disfunção respiratória devido a dor crônica que os pacientes experimentam ao redor do pescoço.

 

  • A postura da cabeça para a frente pode adicionar mais de 13 kg de peso extra na linha natural da coluna, causando desalinhamento.

 

  • Deformação da curva natural do pescoço que pode causar artrite mesmo em pessoas mais jovens.

 

  • O sistema digestivo pode ser comprometido devido a postura incorreta do corpo. O intestino grosso é um dos principais afetados, causando problemas de evacuação.

 

Evitando a dor nas costas

Prevenção é o melhor caminho. Cuidar da postura ao usar o celular é uma atitude que precisa ser adotada por todos. É importante sempre tentar olhar para o dispositivo com a cabeça ereta, e quando for necessário inclinar o pescoço, que esse movimento não tome muito tempo.  É uma maneira evitar esforço excessivo e sobrecarregar a coluna.  

Algumas dicas para manter a boa postura podem prevenir o problema de dor nas costas: 

Flexionar o braço para colocar o celular no nosso campo visual, reduzindo assim a inclinação do pescoço.

Evitar permanecer muito tempo na mesma posição. Olhar para cima, mover ou alongar o pescoço impedirá o acúmulo de tensão e fadiga. Recomenda-se descansar pelo menos 10 minutos para cada hora de uso.

Usar o viva-voz ou fones de ouvido ao invés de digitar também pode ajudar.

Realizar atividades físicas para tonificar os músculos e melhorar a postura.

Sempre vá ao seu médico quando sentir uma dor nas costas que não ameniza. Na presença do especialista, diga todos os sintomas, há quanto tempo eles existem e quando se intensificam. Evite a automedicação.


Leia também

  • Jogar futebol afeta minha dor na coluna?Jogar futebol afeta minha dor na coluna? Quantos jogadores de futebol você conhece que já sofreram alguma lesão no campo? Muitos, né? Apesar de ser muito mais comum vermos jogadores de futebol sofrendo lesões no joelho, é […]
  • Como o repouso influencia na saúde de nossa coluna?Como o repouso influencia na saúde de nossa coluna? O repouso é essencial para a saúde e para manter uma boa qualidade de vida. E não se trata apenas de ter as horas certas de sono, mas sim de desfrutar de uma noite de sono de qualidade. […]
  • Os cuidados com a coluna no verãoOs cuidados com a coluna no verão O verão é a época em que todos saem um pouco da rotina. Para muitas pessoas, é momento de relaxar, se divertir e curtir momentos especiais com a família ou amigos. No entanto, esse período […]
  • Como funcionam os nervos da coluna?Como funcionam os nervos da coluna? O cérebro controla o que nós pensamos e sentimos, como aprendemos, lembramos, falamos e nos movemos. Além disso, controla funções vitais do nosso corpo, como as batidas do nosso coração e […]
  • Pessoas jovens com problemas de coluna típicos de idososPessoas jovens com problemas de coluna típicos de idosos O número de pessoas jovens com problemas de coluna aumenta todos os anos. Isso pode estar relacionado a diversos fatores genéticos, mas também a questões que envolvem o estilo de […]
  • Depressão e dores na coluna: qual é a relação?Depressão e dores na coluna: qual é a relação? Muitas pessoas já sabem, principalmente aquelas que sofrem da condição, que uma dor nas costas pode nos impedir de realizar diversas de nossas atividades diárias, atrapalhando nossa vida […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *