Dores no corpo muitas vezes são sinônimos de má postura

13 de outubro de 2014 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dor no corpo, dores nas costas, Hérnia de disco, nervo ciático

A má postura é um dos principais motivos das dores na coluna e normalmente é desencadeada pelo excesso de peso, permanência na mesma posição por muito tempo e sedentarismo.

uso do computador causa má posturaUm dos principais vilões da postura é o computador. O ideal é que os computadores estejam na altura dos olhos, mas raramente ficam na posição correta, obrigando o corpo a se curvar para se adaptar ao aparelho. Além disso, a maioria das pessoas passa quase 90% do tempo sentada, o que significa repetir a postura ruim por longos períodos.

A má postura leva inicialmente à dor e depois a uma deformidade. Alterações posturais provocam desvios na coluna que, por sua vez, podem levar ao uso incorreto de outras articulações, como ombros, braços, quadris, joelhos e pés. Ter posturas inadequadas por longos períodos pode acarretar enrijecimento das articulações vertebrais e até o encurtamento dos músculos.

Existem dois tipos de desvios na coluna que podem ser tratados conservadoramente com fisioterapia e coletes e em alguns casos com tratamento cirúrgico:

Hiperlordose
É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Músculos abdominais fracos e um abdômen protuberante podem provocar esse desvio.

Hipercifose
Aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, causada pela má postura e por pouca atividade física.

Com o passar do tempo, problemas como esses provocam o desgaste das articulações da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco) e à osteofitose (bico de papagaio).

A educação postural é a melhor forma de evitar todos esses problemas. Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que ajudam a combater as lesões posturais.

A melhor maneira de resolver a má postura e evitar consequências é o RPG.

A Reeducação Postural Global é um exercício feito por fisioterapeuta e que busca organizar as cadeias musculares, alongar e fortalecer os músculos para que o paciente volte a ter uma postura correta.

Outra terapia muito utilizada na correção da postura é a Cinesioterapia. Além disso, ioga, alongamentos musculares e hidroterapia são outros recursos que podem auxiliar.

Confira também dicas de boa postura para usar o computador.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *