Escoliose infantil

7 de agosto de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

A escoliose infantil, conhecida como coluna em “S”, tem um diagnóstico comum que aparece em diversas crianças. É uma doença que causa um encurvamento da coluna vertebral. Assim, se os pais identificam o problema precocemente e buscam por tratamento, ela reverte.

Nestes casos, é bom ficar atento aos sinais que as crianças apontam no dia a dia, assim, pode-se evitar que a doença prejudique a criança em suas atividades cotidianas.

A escoliose possui diversos graus. Abaixo de 10°, o desvio é mínimo e não causa nenhum dano. Já acima desse valor os problemas mais graves podem começar a surgir.

 

Como identificar a doença?

O diagnóstico precoce é algo fundamental para que o tratamento contra a escoliose infantil seja um sucesso, e deve realizá-lo o quanto antes. Como não apresenta sintomas clínicos, identifica-se a doença por meio do alinhamento dos ombros. Dessa forma, se um lado estiver mais caído que o outro, é muito provável que a criança esteja com a doença.

 

O reconhecimento da má postura também é um fator primordial para a identificação da doença. Porém, em muitos casos, os pais não percebem o desenvolvimento da escoliose infantil e com o crescimento da criança a doença se torna mais grave e mais difícil de tratar.

 

Em suma, caso a criança apresente muita dor na região lombar, procure um especialista ortopedista imediatamente para que ele dê um diagnóstico preciso e busque por tratamentos alternativos adequados.

 

Conheça alguns tipos de escoliose infantil!

Classifica- se a doença em três tipos e diferentes intensidades: leve, média e grave. Normalmente ela aparece na fase juvenil ou na adolescência. Então, saiba como tratar os diferentes tipos de escoliose:

Escoliose infantil leve

Recomenda-se o tratamento fisioterapêutico para esse tipo de escoliose, onde realiza-se exercícios físicos que ajudam a reduzir as alterações causadas na coluna pela doença, até que a coluna alcance a postura correta.

Escoliose média

A Escoliose grau médio requer mais atenção. Nesses casos, o ideal é que o paciente use um colete especial que estabilizará a coluna. Também indica-se sessões de fisioterapia. Porém, lembre-se que somente um médico ortopedista  especialista em coluna pode indicar que esse tipo de tratamento

Escoliose grave

Em casos clínicos muito graves e dores intensas, o paciente é submetido a um procedimento cirúrgico de correção, onde o médico-cirurgião especialista estabilizará a coluna. Assim, geralmente, esse procedimento se realiza em crianças e adolescentes que possuem a faixa estaria de idade entre 10 e 12 anos. Indica-se a fisioterapia no pós-operatório também

Tratamentos da escoliose infantil

Recomenda-se a utilização do colete para escoliose infantil, pois ele tem o objetivo de estimular o alinhamento correto da coluna bem como a musculatura e o sistema sensorial. Dessa maneira, é possível controlar a progressão da curvatura, ajudando a evitar a piora do quadro, dores e sintomas.

A escoliose infantil acomete diretamente a coluna vertebral, ela tem cura e quando tratada com rapidez e dedicação o resultado é muito eficiente. É importante procurar o acompanhamento do profissional de saúde adequado. O tratamento da escoliose infantil deve levar em consideração a idade da criança, a intensidade da dor, a possível causa e o quanto ela atrapalha as funcionalidades e a qualidade de vida de cada criança.

Quando o desvio da coluna ultrapassa os 50 graus, possivelmente há a necessidade do tratamento cirúrgico. Dependendo da localização da curva, alguns órgãos podem estar sendo comprimidos, como pulmão e coração. O procedimento cirúrgico acontece geralmente em crianças que tem a idade entre 10 e 12 anos. Depois do procedimento, um fisioterapeuta deverá acompanhar a recuperação

Já quando as curvas são de até 30 graus, podem ser tratadas de maneiras menos invasivas, por meio de fisioterapia para realização de alongamentos e fortalecimento da musculatura acometida. Se informe corretamente com um médico especialista sobre a doença e sobre o tratamento adequado!

Conclusão

Em conclusão, a escoliose infantil é uma doença que pode afetar crianças e adolescentes e pode ser identificada por meio do alinhamento dos ombros, da má postura e se a criança apresentar muita dor na região lombar. Com o diagnóstico precoce, o tratamento pode ser realizado com fisioterapia ou o uso de um colete especial que estabiliza a coluna. Em casos clínicos graves, pode ser necessária a cirurgia de correção, mas apenas um médico especialista pode orientar o melhor caminho para o tratamento. É importante que os pais fiquem atentos aos sinais e levem a criança a um especialista ortopedista ao surgimento dos primeiros sintomas, e assim, garantir o sucesso do tratamento e o controle da curvatura da coluna vertebral.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também