Estenose espinhal: o que é, sintomas e tratamentos

1 de julho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, dores nas costas, tratamentos

Estenose é um termo médico usado para definir qualquer estreitamento no corpo. Então, quando falamos em Estenose Espinhal é o estreitamento do canal da medula espinhal.

Geralmente essa condição é diagnosticada em pessoas a partir de 50 anos, devido ao envelhecimento do corpo. Com o tempo, a coluna vertebral passa por mudanças e seu uso prolongado pode gerar alguns problemas na coluna, como é o caso da Estenose Espinhal.

Contudo, esse problema não aparece apenas com a idade, sua causa pode ser um defeito de nascença, afetando recém-nascidos e bebês.

Sintomas e tratamentos da estenose espinhal

Esse estreitamento pode pressionar raízes nervosas e a medula espinhal, resultando em dores e desconfortos ao andar, por exemplo. O início do problema não causa dores fortes, porém é uma doença que progride com o passar do tempo. Para pacientes que sofrem com a doença em nível avançado têm dores agudas, parecidas com choques ou agulhadas ao movimentar-se ou fazer qualquer atividade. Entre os sintomas também estão cãibras e formigamento nos membros inferiores, fraqueza muscular, dor na coluna vertebral, entre outros.

O tratamento é indicado de acordo com o nível de progressão da doença, ou seja, a gravidade que os sintomas apresentam. Para pacientes que sofrem com a Estenose Espinhal, pode ser indicado o uso de medicamentos para controlar a dor e exercícios físicos, como a fisioterapia, excelente para corrigir a postura, fortalecendo músculos e articulações.

Problemas de coluna estão relacionados a vários fatores e diferentes causas, não opte por se automedicar em casa, procure ajuda de um profissional para tratar a doença. A Vertebrata é uma clínica especializada em tratamentos de coluna, entre em contato para agendar sua consulta (51) 3062-3333 ou (51) 99230-7525.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também