Estrutura da coluna vertebral

9 de agosto de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

A estrutura da coluna vertebral é um assunto muito importante para ter conhecimento. A coluna vertebral funciona como o eixo central do corpo, em que ficam localizados diversos nervos que ligam órgãos e várias partes do corpo humano. Além disso, ela é formada por vértebras, ligamentos, discos, nervos e músculos. Assim, qualquer lesão que atingir a coluna pode afetar diretamente um ou mais componentes do corpo.

 

As partes da estrutura da coluna vertebral

Nesse artigo, iremos citar as principais partes da estrutura da coluna vertebral. Assim, será mais fácil de entender a estrutura da coluna vertebral.

 

Coluna cervical

Conhecida como (C1 A C7), a coluna cervical faz parte da estrutura da coluna vertebral, possuindo um conjunto de sete vértebras, onde duas (C1 e C2) não possuem disco intervertebral interposto. Dessa forma, a curvatura de maior mobilidade da coluna é a lordose cervical. Então, quando esse tipo de curvatura não existe ou sofrem algum tipo de alteração com o passar do tempo, pode provocar lesões relacionadas a degeneração dos discos.

 

Coluna Torácica

Nós encontramos a coluna torácica perto do tronco e possui 12 vértebras. Além disso, é essa região que também podemos encontrar 12 costelas, onde 10 pares se articulam de maneira direta ou indireta como o osso esterno. A cifose torácica é uma curvatura do segmento torácico, e as curvaturas da lombar cervical são suas opostas. Assim, devido à fraqueza muscular, em casos de pessoas idosas, a desidratação e à diminuição dos discos podem fazer com que a região fique mais proeminente a riscos.

 

Coluna Lombar

A coluna lombar possui 5 vértebras (L1 até a L5) e fica localizada no final das costas. Ela possui algumas abreviaturas que encontram-se frequentemente em laudos de exames de ressonância magnética, tomografias e raio-X. Conhece-se como curvatura lordótica a curvatura dessa região, pois é a região que mais recebe carga entre as vértebras. Assim, ela permite que realize-se grandes movimentos de flexão, um pequeno grau de rotação e alguns movimentos de lateralidade. Também tem a função de proteger órgãos e estruturas do corpo humano.

 

Sacro e Cóccix

O Sacro é composto por 5 vértebras, já o Cóccix é composto por somente 4. O Sacro está localizado entre os ossos do quadril e interfere diretamente na biomecânica da coluna, determina algumas questões de angulação e postura, enquanto o Cóccix, fica fundido no final da coluna. Então, forma-se um osso de formato triangular entre o sacro e o topo do fêmur, determinando o equilíbrio entre a coluna e o quadril.

 

Estruturas da coluna vertebral

É fundamental conhecer a estrutura da coluna vertebral para ter mais saúde e qualidade de vida. Por isso, separamos em tópicos para você conhecer quais são as estruturas que compõe a coluna vertebral:

 

  • Músculos;
  • Discos;
  • Medula espinhal;
  • Ligamentos.

 

Doenças que acometem a estrutura da coluna vertebral

Algumas doenças estão associadas a coluna vertebral. São elas:

 

Cifose: uma parte da estrutura da coluna vertebral

É um desvio anormal da coluna vertebral, fazendo com que a parte superior das costas apareça mais arredonda.

Lordose

É uma curvatura excessiva da coluna vertebral.

Hérnia de disco

A hérnia atinge a parte do disco intervertebral qua sai de sua posição normal, comprimindo a porção nervosa da coluna vertebral.

Escoliose

Ela é uma deformidade na curvatura da coluna, que adquire um formato de ‘’ S” ou ‘’ C”.

 

 

Em suma, a coluna vertebral é uma estrutura essencial do corpo humano, que serve como eixo central onde estão localizados nervos importantes que ligam os órgãos e diversas partes do corpo. É composta por vértebras, ligamentos, discos, nervos e músculos, sendo vulnerável a lesões que podem afetar diretamente um ou mais componentes do corpo. Então, é importante conhecer a estrutura e as divisões da coluna vertebral, compreender suas funções e regiões que precisam de mais cuidado. Doenças como cifose, lordose, hérnia de disco e escoliose podem afetar a coluna vertebral e comprometer a qualidade de vida. Por isso, é fundamental buscar tratamento em uma clínica especializada em doenças da coluna vertebral, como a Clínica Vertebrata, para ter um cuidado adequado e garantir uma boa saúde.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também