Fibromialgia causa dor nas costas?

27 de agosto de 2021 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna

A fibromialgia é uma patologia reumática de condição dolorosa, crônica e generalizada. É considerada uma síndrome por englobar diversas manifestações clínicas como dor, cansaço, distúrbios do sono, indisposição e rigidez matinal. Apesar de muito mistificada no passado, hoje a fibromialgia é reconhecida como um reumatismo com presença de sensibilidade em alguns pontos pelo corpo.

Apesar de não acarretar deformidades físicas, a fibromialgia envolve músculos, tendões e ligamentos. Dessa forma, prejudica significativamente a qualidade de vida, bem como o desempenho profissional, de diversas pessoas. A fibromialgia acomete principalmente mulheres (80% dos casos) entre 35 e 60 anos, atingindo cerca de 10% da população em geral.

 

Diagnóstico da Fibromialgia

O diagnóstico é baseado na manifestação clínica da patologia, através do relato de dor do paciente. A dor deve ser de característica difusa e presente há, pelo menos, 3 meses. São usados 18 pontos anatômicos para a confirmação do diagnóstico, através da palpação destes. O diagnóstico é positivo na presença de dor em 11 dos 18 pontos dolorosos.


A dor nas costas

A dor nas costas no paciente com fibromialgia deve ser cautelosamente examinada. Deve-se saber diferenciar quando ela é passageira e quando indica um problema grave.

Uma dor nas costas passageira está associada, normalmente, ao esforço excessivo ou posturas inadequadas. Pode suceder um longo período sentado no trânsito, horas passadas diante do computador seja no trabalho ou nos momentos de lazer, carregar os filhos, as compras etc. Acrescentando a esses momentos, o excesso de peso, o sedentarismo e o estresse da vida diária que faz com que os músculos acumulem tensões. Essa dor aguda dura menos que 12 semanas e seu desconforto é minimizado com alongamentos, exercícios e analgésicos.

Porém, quando a dor nas costas dura mais de 12 semanas, passa a ser considerada crônica. Esta pode estar vinculada à fibromialgia quando em associação com demais pontos dolorosos. Além disso, por ter causa multifatorial, é bem mais difícil de ser tratada. Requer tratamento em centros especializados em dor, com equipe qualificada e multidisciplinar. É importe uma avaliação clínica para que o diagnóstico seja dado com segurança, a fim de direcionar o melhor tratamento para o paciente.

A fibromialgia pode ser a causa das suas dores nas costas ou ainda estar associada a um quadro de hérnia de disco. Não há um exame confirmatório, o diagnóstico é clínico. Um achado comum são pontos de sensibilidade dolorosa chamados de “tender points”.

Um paciente com hérnia de disco e fibromialgia costuma ter dificuldade no controle da dor e no processo de reabilitação, por isso, é fundamental que haja um acompanhamento para o controle adequado do quadro.

 

Como podemos te ajudar?

Conhece alguém que tem não só um, mas vários problemas nas costas? A Clínica Vertebrata é especialista em doenças da coluna há mais de 25 anos. Entre tratamentos conservadores e cirúrgicos, a Vertebrata privilegia uma abordagem minimamente invasiva. Este tipo de procedimento é o que há de mais moderno em tecnologia médica.

Visite uma de nossas sedes, em Porto Alegre, Canoas ou Capão da Canoa, e conte com um atendimento qualificado.

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também