Hérnia de disco lombar – Conheça as principais causas e como evitar

15 de setembro de 2014 | 2 comentários | Categoria(s): Hérnia de disco

A hérnia de disco lombar é uma das principais doenças da coluna. Entenda por que ela ocorre e conheça suas principais causas.

A coluna vertebral é composta por vértebras, pelo interior das quais há um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras da coluna estão os discos intervertebrais, que são estruturas em forma de anel com a função de amenizar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

vertebata - coluna lombarA coluna lombar é uma estrutura que conecta a parte superior do corpo (peito e braços) à parte inferior (pelve e pernas), oferecendo tanto mobilidade quanto força. A coluna lombar é composta por cinco vértebras que articulam entre si com a coluna torácica e com o sacro, permitindo os movimentos de flexão, extensão, inclinação e rotação do tronco.

As cinco vértebras que compõem a coluna lombar são as maiores de toda coluna e têm uma formação adequada para fixação dos músculos do dorso, são as maiores vértebras da coluna vertebral.

Com o tempo, esses discos sofrem desgaste, facilitando a formação de hérnias de disco, que é quando um disco sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que passam pela coluna. A região lombar é uma das mais expostas ao movimento e suporta muita carga, por isso a hérnia de disco lombar é tão comum.

Hérnia de disco lombar

A hérnia de disco lombar é um problema que felizmente tem cura. A dor na coluna é o principal sintoma da hérnia de disco lombar, e é comum de acontecer em pessoas com fraqueza abdominal e excesso de peso.

Muitas vezes, a hérnia de disco lombar só é percebida quando o problema já está em estágio avançado.

Causas sintomas Hérnia de DiscoExistem diversas causas para a hérnia de disco lombar

Predisposição genética é um dos principais fatores que causam o aparecimento deste problema. Por isso, se na sua família alguém já teve hérnia de disco lombar, fique atento.

O envelhecimento, pouca atividade física e tabagismo também contribuem para o aparecimento de hérnias de disco lombar. Carregar ou levantar muito peso também comprometem a integridade dos músculos que sustentam a coluna e podem estar entre as causas da doença.

Recomendações para evitar o aparecimento de hérnias de disco lombar

Evitar os fatores que contribuem para o aparecimento da doença é essencial: procure não carregar muito peso, evite ingerir muita bebida alcoólica e cigarro, e pratique exercícios físicos com cuidado e acompanhamento.

Quando estiver sentado ou em pé, busque manter a postura correta. Na correria do dia-a-dia, é muito fácil se descuidar da postura. Se você trabalha sentado, procure fazer intervalos de cinco a dez minutos em pé e dê pequenas caminhadas.

Ao sentir dor ou notar qualquer sintoma que pode indicar a ocorrência de uma hérnia de disco lombar, procure um médico.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *