Importância de exercícios para evitar dores nas costas

17 de dezembro de 2019 | sem comentário | Categoria(s): coluna cervical

Quem nunca experimentou uma terrível dor nas costas? Posturas ruins ao longo do dia, ansiedade e estresse, excesso de peso e até a maneira como andamos são fatores que podem fazer com que essa área delicada seja exposta a algum tipo de desconforto. 

Estima-se que quase 85% da população tenha problemas nas costas devido a diferentes causas. Obviamente, esses números são acentuados quando a população é sedentária, não tem hábitos saudáveis, não pratica esportes e não segue nenhum padrão de alimentação saudável.

Para dar um fim a este tipo de dor, não precisamos de performances esportistas de verdadeiros atletas, ou ainda abusar de medicamentos analgésicos. Mudar ligeiramente nossas rotinas já é um passo em direção a solução. Por exemplo, podemos levantar a cada hora e meia de trabalho para esticar as pernas, dar uma curta caminhada de dois minutos pelo corredor e sentar novamente. 

Outra proposta seria minimizar nossa a falta de atividade, como por exemplo, diminuir  o tempo em que passamos no sofá assistindo TV. A ideia seria aproveitar as atividades do dia a dia para dar pequenas caminhadas ou curtos passeios. 

Coisas simples mesmo, como ampliar a caminhada para comprar o pão na padaria. Aumentar os 5 minutos costumeiros de distância, para uma volta em mais quarteirões que dure em torno de 20 minutos. Que tal? Já é uma grande ajuda.

Outro fator que pode complicar as dores nas costas tem relação direta com uma alimentação balanceada. Se temos alguns quilos a mais, certamente nossas costas poderão ficar doendo continuamente. Mas, se reduzirmos a ingestão de gorduras e álcool ao longo da semana, reduziremos também o perímetro abdominal e nossas costas não sofrerão tanto.

Sabemos que um dos melhores instrumentos para manter a boa saúde é o exercício. Se exercitarmos as costas corretamente, a manteremos o mais saudável possível. Mesmo pessoas acima de 50 anos, que geralmente apresentam problemas degenerativos devido à vários fatores, podem melhorar sua condição cuidando de suas costas.

É importante manter sempre uma boa postura ao sentar-se, de frente para o computador, enquanto trabalha, dirige, etc. Pois gastamos bastante de nosso tempo nessas atividades. Sem falar no cuidado com o peso, não apenas para as costas, mas para a saúde como um todo. A hora de descansar também é muito importante, por isso um colchão firme deve ser a opção para evitar maiores problemas.

Há uma série de exercícios que fortalecem a nossa musculatura e que são ótimos para quem sofre ou quer evitar o problema de dores nas costas.

Exercícios para prevenir e acabar com dores nas costas

Diversos estudos têm mostrado que uma série de exercícios e atividades físicas de fortalecimento podem prevenir e reduzir a dor crônica nas costas, melhorando a capacidade da pessoa realizar suas atividades diárias. 

A primeira coisa a ter em mente é que quem tem problemas nas costas, deve procurar autorização médica para a prática de qualquer atividade. Também é muito importante que essas atividades sejam acompanhadas por um profissional capacitado. Do contrário, é possível que esteja forçando o corpo a fazer movimentos que favoreçam a condição para as dores.

Confira alguns dos exercícios indicados abaixo:

Pilates

O Pilates, essa série de exercícios projetados para fazer em ambientes fechados e de maneira controlada, é uma das melhores maneiras de se exercitar sem colocar em risco os músculos das costas. A prática trabalha bastante a região abdominal,  e a maioria das pessoas que exercita esta área dificilmente sofre de algum problema nas costas.

Além do abdômen, o Pilates ajuda a respirar melhor e força o corpo a ter uma postura adequada. É uma ótima maneira de melhorar e fortalecer as costas com alguns exercícios selecionados. Uma pequena sessão, semanalmente, pode fazer uma grande diferença.

Natação

Tradicionalmente é um dos exercícios mais recomendados pelos médicos para pessoas com problemas crônicos nas costas. Uma das premissas para esta recomendação é que as costas não sofrem com a posição do exercício ou com seu impacto. 

A natação é um esporte completo, que traz resultados especialmente para a parte superior do corpo. É um ótimo tônus ​​nas costas e ajuda também na respiração. Grande parte da dor nas costas tem relação com a falta de disciplina do corpo. E a natação, com o movimento constante dos braços e pernas, ajuda a vencer nesse aspecto.

Bicicleta

Em um primeiro momento, não se trata da bicicleta que usamos para passear. Mas sim daquelas que estão nas academias. Principalmente aqueles modelos que tem um encosto, onde é possível permanecer na posição natural enquanto se pedala.

É um excelente exercício devido ao movimento das pernas e ao fortalecimento de alguns músculos do quadril. E o encosto obriga a pessoa a ficar nessa posição por um período de tempo.

Ainda dentro da academia, existem outras atividades físicas podem ajudar a aliviar as dores nas costas. Porém deve haver orientação adequada, pois muitas das dores no corpo são causadas por más práticas durante o exercício.

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *