Injeção Epidural: Alívio eficaz para a dor na coluna!

23 de outubro de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

A injeção epidural, um tratamento inovador oferecido pela Clínica Vertebrata, é altamente eficaz no alívio da dor na coluna, uma queixa comum que pode ser debilitante e afetar a qualidade de vida de muitas pessoas. Essa abordagem é especialmente eficaz no tratamento de condições como inflamação na coluna e protrusões discais. Assim, neste artigo exploraremos em detalhes o que é a injeção epidural, como se realiza e como ela pode beneficiar aqueles que sofrem com dores nas costas.

O que é a injeção epidural?

A injeção epidural envolve a administração de medicamentos ao redor do canal espinhal, no espaço epidural (acima da dura-máter). Além disso, esse procedimento é particularmente eficaz no alívio da dor na coluna que tem origem inflamatória ou em pequenas protrusões discais. Dessa forma, observa-se que os efeitos da injeção epidural são temporários, e várias injeções são necessárias em sessões separadas para um tratamento mais completo.

Quando indica-se?

Trata-se a inflamação associada à dor lombar irradiada para as pernas ou à dor no pescoço irradiada para os braços com infiltração epidural de esteroides. Além disso, essa inflamação pode ocorrer devido a diversos motivos, como hérnia de disco, espículas ósseas, hipertrofia dos ligamentos da coluna, cistos ou desalinhamento das vértebras (também conhecido como espondilolistese). Assim, a injeção de corticoide no espaço epidural possui propriedades anti-inflamatórias poderosas que podem aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Como realiaza-se?

Existem três métodos comuns para a administração do corticoide no espaço epidural: interlaminar, caudal ou transforaminal. Todos esses métodos envolvem a inserção de uma agulha fina no local correto com auxílio de fluoroscopia (raio-X). Em geral, combina-se um anestésico local com o corticoide para proporcionar alívio temporário da dor.

O método transforaminal é o mais popular entre ortopedistas cirurgiões de coluna. Posiciona-se a agulha próxima ao nervo no ponto em que ele sai da coluna vertebral, conhecido como raiz. Assim, a medicação se espalha pelo trajeto da raiz no espaço epidural, oferecendo uma injeção concentrada de corticoide na região afetada. Além de aliviar a dor, o bloqueio foraminal também tem valor diagnóstico para identificar a origem da dor.

Na Clínica Vertebrata, nossa equipe experiente está pronta para avaliar sua situação e discutir como a injeção epidural pode ser uma solução eficaz para o alívio da dor na coluna. Entre em contato conosco para obter mais informações e agendar uma consulta!

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também