Lesão na coluna cervical leva jogador indiano à morte

24 de outubro de 2014 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral

Comemoração de gol causa grave lesão na medula espinhal e leva jogador à morte após 5 dias de internação na UTI

lesão na coluna de jogador de futebol

Recentemente, um fato esportivo chocou a mídia mundial, mas não foi devido ao resultado do jogo ou qualquer outra questão esportiva. Em um jogo entre Bethlehem Vengthlang FC e o Chanmari West, na Índia, o jogador Peter Biaksangzuala foi comemorar um dos gols dando uma pirueta dupla quando caiu de mau jeito, bateu a cabeça no gramado e sofreu lesões na medula espinhal.

Ao notarem que o companheiro não se mexia, os jogadores perceberam a gravidade da situação e pediram socorro médico. Levado a um hospital da região, foi diagnosticada uma gravíssima lesão na medula espinhal. Após cinco dias de internação na UTI, Peter não resistiu às complicações e veio a falecer.

A comemoração que causou a queda do indiano é comum entre jogadores de futebol. Váios jogadores costumam comemorar gols dessa forma, como o alemão Miroslav Klose, maior artilheiro da história das Copas do Mundo, o meia-atacante Lucas, do Paris Saint-Germain, e o volante Hernanes, da Inter de Milão.

Lesões na coluna vertebral ou  cervical podem ocorrer em esportes de contato, em uma queda ou choque da cabeça, como aconteceu com o jogador.

Essas lesões podem causar desde leves dores no pescoço chamadas de lesão em chicote até a paralisia total abaixo da lesão. No caso do jogador, várias complicações agravaram o quadro levando-o a morte.

Entenda um pouco o que é e como ocorrem as lesões na coluna vertebral.

O que é a lesão
Quando a medula espinhal é danificada como resultado de trauma, doença ou defeito congênito, ocorrem alterações na sensibilidade e na função motora.

Onde ocorre
A coluna cervical é uma estrutura móvel, localizada entre o crânio e o tórax. Protege a medula, ponto de partida dos nervos sensitivos e motores dos órgãos e membros do corpo.

Tipos de lesão
Quando mais próxima do cérebro, a lesão é chamada de alta. Se mais distante, é chamada de baixa. Quanto mais alta for a lesão, maior será a perda de sensibilidade e movimentos. Quanto mais baixa, mais sensibilidade e movimentos serão preservados.

Composição da coluna vertebral
A coluna vertebral é composta por 33 vértebras empilhadas umas sobre as outras que, juntamente com os músculos, exercem as funções de sustentação, equilíbrio e movimento. No centro das vértebras existe um orifício que forma o canal vertebral, cuja função é de abrigar e proteger a medula espinhal.

Funções da medula espinhal
A medula faz conexões entre o cérebro e o corpo, e dela saem os nervos espinhais, que conduzem impulsos nervosos sensitivos e motores. Os nervos espinhais são responsáveis pela inervação do tronco, braços, pernas e parte da cabeça. Eles se distribuem pelos músculos, pele, vísceras e também se relacionam com a temperatura, dor, pressão e tato. Isso explica o fato de sentirmos dor, calor, frio, andarmos e termos outros movimentos e sensações.

Fonte: Jornal Zero Hora


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *