Lombalgia de verão

15 de novembro de 2021 | sem comentário | Categoria(s): lombalgia

É justamente durante período do descanso, que muitos casos de lombalgia – dor nas costas – aparecem. Praticar esportes não habituais, ficar sentado por bastante tempo sem alongar, viagens demoradas e até mesmo a mudança de colchões e travesseiros podem causar desconfortos, revelar ou acentuar lesões na coluna.

A lombalgia surge quando as estruturas da região lombar sofrem uma sobrecarga devido a má postura, o que leva a desalinhamentos das curvaturas normais da coluna e compressão de um ou mais nervos. Com isso, normalmente, o nosso corpo dispara um alarme que é a dor. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença atinge 80% da população. No Brasil, de acordo com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), quatro em cada cinco pessoas têm ou terão a doença em algum momento da vida.

Mas quando a dor é ignorada ou de baixa intensidade, pequenos problemas têm chance de se tornar crônicos na coluna. Por isso, é fundamental aproveitar a época de tempo livre para dar ainda mais atenção aos sinais do corpo e preocupar-se com a prevenção. Praticar exercícios diariamente é recomendado, mas um dos aspectos essenciais é o reforço do core – músculos abdominais. Assim, diminui-se o impacto na coluna vertebral, devido ao desenvolvimento dos órgãos estabilizadores sobre a pelve. Outro item muito importante é manter a respiração suave, profunda e regular. Além das costas, se os joelhos ou tornozelos doem, é hora de buscar ajuda especializada. O profissional aponta que dores de cabeça e insônia, por exemplo, também podem ser sintomas de problemas relacionados à coluna.

 

Conheça algumas outras orientações 

  • Descanso: mesmo quando estiver na praia, ou relaxando em outro local, levante-se para caminhar um pouco e alongar.
  • Caminhadas: a cabeça deve estar centrada nos ombros; o queixo, paralelo ao chão; os ombros, alinhados ao tórax; e os braços para baixo e levemente dobrados. O abdome, contraído para manter a coluna ereta e protegida.
  • Caminhadas na praia: muito cuidado na areia mole ou fofa, pois o impacto do exercício é maior e a instabilidade pode causar torção no tornozelo ou dores nas costas.
  • Bicicleta: ajuste a altura do selim de modo que não se estique a perna ao pedalar; e a altura do volante de modo a não precisar se inclinar muito para frente. Lembre-se de que sua coluna sustenta o peso dos seus braços.
  • Exercícios diários: quem não é atleta, precisa praticar exercícios com moderação, respeitando os limites do corpo e não utilizando pesos que possam sobrecarregar a coluna.
  • Sono: dê preferência a colchões firmes e travesseiros adequados à posição adotada ao dormir. Caso prefira a posição lateral, o travesseiro deve ocupar o espaço entre ombro e orelha, sem inclinar demasiadamente a coluna para cima ou para baixo, incluindo um travesseiro entre os joelhos.

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Causas e sintomas de artrose na colunaCausas e sintomas de artrose na coluna A má postura é uma das causas da artrose na coluna lombar, dorsal e cervical e os sintomas podem aparecer em mais regiões além da coluna. A artrose é uma doença reumática comum em […]
  • Benefícios do Pilates no tratamento de doenças da colunaBenefícios do Pilates no tratamento de doenças da coluna O Pilates ajuda a combater males da  coluna que impedem a prática de exercícios e até mesmo limitam os movimentos. Criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates em 1918, o Pilates visa […]
  • No frio, sua dor nas costas piora?No frio, sua dor nas costas piora? Com o tempo frio sobre nós agora, muitas pessoas com lesões nas costas descobrem que a dor nas costas piora, enquanto outras começam a sentir dor nas costas pela primeira […]
  • Clínica Vertebrata participa da SpineWeek 2012 em AmsterdãClínica Vertebrata participa da SpineWeek 2012 em Amsterdã Tratamento para coluna é um dos temas do evento SpineWeek 2012. Doenças da coluna afetam bilhões de pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 2/3 da […]
  • Sintomas e tratamentos para hérnia de discoSintomas e tratamentos para hérnia de disco A hérnia de disco é uma das principais doenças da coluna. Saiba mais sobre as causas e sintomas da hérnia de disco. A hérnia de disco é um problema que acomete boa parte da população. […]
  • Lordose: por dentro do problemaLordose: por dentro do problema Segundo o ministério da saúde, a hiperlordose atinge mais da metade da população brasileira, em todas as idades. Lordose é o nome que se dá à curvatura normal da coluna espinhal. […]