Má postura pode prejudicar a sua saúde

20 de outubro de 2020 | sem comentário | Categoria(s): Artigos, coluna cervical, coluna lombar, coluna vertebral, dor na coluna, dores nas costas, postura, tratamento dor nas costas

Nossa saúde pode ser afetada por muitos fatores externos que não podemos controlar. Mas há também problemas que podem surgir devido a comportamentos ou hábitos que adquirimos, como por exemplo a má postura.

No dia a dia realizamos várias atividades que exigem esforço muscular, ósseo e articular. E para que essas atividades sejam mais fáceis de realizar e não causem danos, é fundamental manter uma boa postura corporal ao executá-las. Inclusive quando estamos em repouso, pois embora não surjam de imediato, a médio e longo prazo a má postura pode ter consequências sérias como problemas e dores musculoesqueléticas.

Postura é a posição que o corpo assume no espaço e varia de acordo com a atividade que estamos realizando. A boa postura consiste no alinhamento simétrico do corpo em torno do eixo de gravidade, que é a nossa coluna vertebral.

A coluna vertebral é o principal eixo do sistema esquelético e possui curvaturas que permitem a distribuição adequada do peso corporal. Porém, a estrutura é muitas vezes afetada por posturas inadequadas.

Se mantivermos uma postura incorreta, poderemos ter como consequência problemas como escoliose, hérnias discais, lombalgia ou alguma outra doença que afete a coluna. É necessário determinar se essa postura se deve apenas ao hábito ou se é consequência de uma deformidade subjacente.

A escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral que pode causar assimetria e dor.
A má postura pode piorar a condição por forçar as vértebras que sofreram deformação em função do surgimento dessa doença. Quanto maior for o estresse provocado pela má postura maior será a probabilidade de aparecer às dores na coluna.

A hérnia de disco é uma ruptura completa do anel fibroso dos discos que separam as vértebras. Essa ruptura faz com que o núcleo pulposo deste anel se mova em direção ao canal medular, espaço por onde passa a medula espinhal. Como consequência, o paciente que sofre da condição pode apresentar dores nas costas e também irradiação para as extremidades.

Os vícios posturais e a falta de uma posição adequada ao sentar ou, principalmente, ao levantar peso, são fatores que podem favorecer o aparecimento desse tipo de hérnia. Também pode acontecer quando os músculos das costas fazem esforços exagerados durante as atividades físicas. Esses hábitos podem desviar ou modificar as curvaturas existentes na coluna vertebral.

Todas as dores nas costas têm que ser revistas. Geralmente se for uma dor de intensidade leve a moderada, que melhora com uma mudança de postura, com certeza é um distúrbio funcional causado pela adoção de uma postura errada.

Porém, diante de dores nas costas, é fundamental consultar um especialista para descartar qualquer patologia anatômica.

Uma boa postura

A coluna vertebral tem três curvas naturais, uma na altura do pescoço (cervical), no meio das costas (torácica) e na parte inferior das costas (lombar). A postura correta deve manter essas curvas, mas não forçá-las. Assim, nossa cabeça deve ser mantida ereta sobre os ombros, e os ombros devem estar alinhados com os quadris.

Para quem passa muito tempo sentado, algumas dicas podem ser bem úteis na manutenção postural:

  • Mantenha os pés no chão com os tornozelos ligeiramente à frente dos joelhos.
  • Certifique-se de que seus pés tocam o chão. Se isso não for possível, use um apoio.
  • Relaxe seus ombros. Eles não devem se inclinar para frente ou serem puxados para trás.
  • Mantenha os cotovelos próximos ao corpo. Eles devem ser dobrados entre 90 e 120 graus.
  • Certifique-se de que suas costas estejam bem apoiadas. Use um travesseiro ou almofada caso a sua cadeira não tenha um suporte para a curva da região lombar.
  • Certifique-se de que suas coxas e quadris estejam bem apoiados no assento.
  • É importante fazer pausas frequentes. Aproveite esse tempo para esticar o corpo e caminhar um pouco.

Da mesma forma, ao ficar de pé, uma boa postura pode surgir com estes hábitos:

  • Mantenha os ombros para trás.
  • Evite que o estômago fique saliente.
  • Coloque o peso principalmente na planta dos pés.
  • Mantenha a cabeça erguida.
  • Deixe os braços “pendurados” naturalmente nas laterais.
  • Mantenha os pés separados na largura dos ombros.

Diagnóstico para sua dores nas costas

Para ter um diagnóstico preciso do que está acontecendo com as suas costas, entre em contato com a Clínica Vertebrata. Especialista no diagnóstico e tratamento das doenças da coluna, atua há mais de 30 anos na promoção da qualidade de vida de seus pacientes.

A clínica é liderada pelo médico neurocirurgião e especialista em coluna, Dr. Ailton Moraes, e conta com consultórios em Porto Alegre e Canoas, no Rio Grande do Sul. Utilizando o que há de mais moderno em tratamentos médicos, a Clínica Vertebrata privilegia procedimentos minimamente invasivos, com resultados comparáveis às cirurgias tradicionais, e benefícios como o baixíssimo tempo de internação hospitalar, entre muitos outros.

Pare de viver com dor. Na Clínica Vertebrata o seu problema nas costas é minuciosamente investigado com o objetivo de encontrar o tratamento mais adequado. Converse com nossa equipe e agende sua consulta. Para nós, o que importa é o seu bem-estar.


Leia também