Mito ou verdade: tomar analgésico para dor muscular causada por atividade física, pode atrasar a recuperação do músculo?

15 de setembro de 2021 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral

Algumas pessoas costumam tomar medicamentos por conta própria para aliviar a dor muscular após a prática intensa de atividade física, mas será que isso funciona ou atrasa a recuperação do músculo?

A verdade é que você não deve tomar remédios sem prescrição médica, mas para os que continuam praticando automedicação, é importante saber que o analgésico afeta menos do que o anti-inflamatório.

Quando a atividade física causa alguma lesão muscular, o que geralmente são micro lesões, elas são importantes para o processo de hipertrofia muscular.

Pois, a musculatura tende a aumentar quando ocorre a reparação da micro lesão, visto que o anti-inflamatório pode influenciar a recuperação do músculo, pelo fato de inibir esse processo inflamatório na musculatura.

Já o analgésico inibe menos, portanto se o sintoma for apenas uma dor muscular causada pela intensidade da atividade física, o analgésico pode ser uma opção melhor do que o anti-inflamatório.

Atendendo pessoas do Rio Grande do Sul inteiro, a Clínica Vertebrata atua há mais de 25 anos, sempre com um propósito: promover o seu bem-estar.

Venha discutir seu caso com nossa equipe. Agende sua consulta. Trabalhamos com as principais operadoras de saúde do mercado.


Leia também