Mito ou verdade: tomar analgésico para dor muscular causada por atividade física, pode atrasar a recuperação do músculo?

15 de setembro de 2021 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral

Algumas pessoas costumam tomar medicamentos por conta própria para aliviar a dor muscular após a prática intensa de atividade física, mas será que isso funciona ou atrasa a recuperação do músculo?

A verdade é que você não deve tomar remédios sem prescrição médica, mas para os que continuam praticando automedicação, é importante saber que o analgésico afeta menos do que o anti-inflamatório.

Quando a atividade física causa alguma lesão muscular, o que geralmente são micro lesões, elas são importantes para o processo de hipertrofia muscular.

Pois, a musculatura tende a aumentar quando ocorre a reparação da micro lesão, visto que o anti-inflamatório pode influenciar a recuperação do músculo, pelo fato de inibir esse processo inflamatório na musculatura.

Já o analgésico inibe menos, portanto se o sintoma for apenas uma dor muscular causada pela intensidade da atividade física, o analgésico pode ser uma opção melhor do que o anti-inflamatório.

Atendendo pessoas do Rio Grande do Sul inteiro, a Clínica Vertebrata atua há mais de 25 anos, sempre com um propósito: promover o seu bem-estar.

Venha discutir seu caso com nossa equipe. Agende sua consulta. Trabalhamos com as principais operadoras de saúde do mercado.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Dor de cabeça e coluna podem ter relaçãoDor de cabeça e coluna podem ter relação   Uma coisa que muitas pessoas não sabem, é que aquela incômoda dor de cabeça pode ser o reflexo de problemas na coluna. A condição, quando relacionada à coluna, pode causar […]
  • Lordose: por dentro do problemaLordose: por dentro do problema Segundo o ministério da saúde, a hiperlordose atinge mais da metade da população brasileira, em todas as idades. Lordose é o nome que se dá à curvatura normal da coluna espinhal. […]
  • Uma boa postura ajuda a ser mais produtivo no trabalhoUma boa postura ajuda a ser mais produtivo no trabalho Uma postura corporal incorreta tem muitas implicações na nossa saúde. Além de afetar o sistema do músculo esquelético, causando dores nas costas, influencia também nas atividades mentais, […]
  • Como melhorar a saúde da sua coluna?Como melhorar a saúde da sua coluna? Você já teve alguma dor nas costas leve por vários meses? E um dia, depois de várias horas sentado no escritório, de repente, uma forte pontada na região lombar o deixou incapaz de […]
  • Por que alongar-se?Por que alongar-se? O alongamento é útil em qualquer idade. Por exemplo, a rigidez dos tendões da parte de trás da coxa pode dificultar movimentos básicos, como andar ou correr. Muitas vezes, eles estão […]
  • Uma doença grave e que deve ser tratada, saiba mais sobre a OsteoporoseUma doença grave e que deve ser tratada, saiba mais sobre a Osteoporose  A osteoporose ataca mais frequentemente pessoas idosas, mas pessoas jovens não estão imunes a doença também. A osteoporose é um grave problema de saúde, uma doença que se caracteriza […]