Mochila pesada pode causar hipercifose postural

3 de junho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

 

Você sabia que o peso da nossa mochila também nos causa dores nas costas? E que pode desencadear outros problemas no futuro?

Carregar constantemente peso nas costas não faz bem para ninguém. Mas geralmente, as pessoas não dão importância até começar com uma dorzinha na coluna.  Porém em alguns casos, já é tarde demais para repensar nos maus hábitos e se automedicar não vai curar o problema, apenas tratamentos direcionados.

A Hipercifose Postural é um dos principais problemas causados pelo excesso de peso na mochila, deixando a coluna com aparência corcunda.  Isso acontece porque o peso força a nossa coluna para trás, pressionando as vértebras e os discos entre elas. Além da coluna, outras partes do nosso corpo também sofrem com os impactos da má postura, dentre elas nossos ombros, pescoço e joelhos.

 

Os sintomas podem ir além de uma curvatura, como:

– Problemas para respirar;

– Dores nas costas, principalmente na parte superior;

– Dificuldade para manter a coluna reta.

 

Para evitar a Hipercifose Postural, o ideal é carregar na mochila uma quantidade que represente de 10% a 15% do nosso peso corporal. Caso os sintomas persistam, é necessário agendar sua avaliação para receber o diagnóstico correto.

Entre os tratamentos está a recomendação de anti-inflamatórios e analgésicos para diminuir a dor e combater a inflamação no local. A prática de exercícios físicos para fortalecer a musculatura como alongamentos, fisioterapia, pilates e sessões de RPG. Além disso, a alimentação balanceada também deve ajudar na causa, já que algumas coisas que comemos podem piorar o processo inflamatório no corpo, como é o caso de refrigerantes, frituras, alimentos embutidos, entre outros.

Portanto, não continue persistindo em maus hábitos, mudanças são sempre bem-vindas para nossa saúde. Comece a se cuidar hoje, para não sofrer consequências amanhã.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também