No frio, sua dor nas costas piora?

24 de agosto de 2021 | sem comentário | Categoria(s): tratamento para coluna

Com o tempo frio sobre nós agora, muitas pessoas com lesões nas costas descobrem que a dor nas costas piora, enquanto outras começam a sentir dor nas costas pela primeira vez.

 

Por que o frio pode piorar as dores lombares?

Quando confrontado com baixas temperaturas, um processo chamado vasoconstrição ocorre dentro do corpo que, essencialmente, é o processo de estreitar os vasos sanguíneos nas suas extremidades e desviar esse sangue extra para áreas vitais como o cérebro, coração, pulmões e intestinos para mantê-los aquecidos .

Quando os músculos, tendões e ligamentos têm menos sangue, eles ficam rígidos.

O mesmo ocorre com as estruturas que sustentam sua coluna vertebral. Quando o tempo está frio, há menos fluxo de sangue para as estruturas que sustentam a coluna e elas se tornam naturalmente rígidas, o que, por sua vez, aumenta a tensão nas costas.

 

Como evitar o desenvolvimento de problemas nesta época?

Você já sabe que a dor nas costas pode aparecer no frio e já sabe porque isso acontece, mas tenho certeza que o que você quer mesmo é descobrir como evitar essas dores no inverno. Isso é possível, se você tem artrite ou qualquer outro problema na coluna não precisa ficar sofrendo com as dores todo ano na época do inverno, existem formas de evitar e prevenir o problema, por isso vamos mostrar algumas formas agora.

A primeira coisa que você deve começar a fazer para evitar o desenvolvimento desse problema no inverno é fazer alongamento todos os dias, o cuidado com o alongamento diário é simples e vai ajudar muito. Separe 15 ou 20 minutos do seu dia para fazer alongamento, faça com calma, cuidado e respeitando seus limites, você não precisa exagerar, apenas se alongue respeitando o seu corpo. Isso já fará uma diferença muito grande.

Faça também exercícios físicos e musculação, eles vão ajudar a fortalecer sua coluna, mas é claro que existem exercício contraindicados, por esse motivo converse com seu médico e veja o que você pode fazer. Tudo vai depender do grau da sua doença e dos sintomas que tem, se o seu médico liberar, ótimo, se não, procure um outro tipo de exercício físico que ele indica, a yoga e o pilates são sempre boas opções.

A dor começou e você não sabe muito bem o que fazer? Não é complicado, tomar um relaxante muscular indicado pelo médico é uma boa opção, mas lembre-se de respeitar os intervalos entre as doses. Na maioria das vezes as dores somem com o tempo. Se você sentir também um travamento nas costas o mais indicado é não tentar colocá-la no lugar, espere um tempo, se não voltar, procure um médico, mas forçar a coluna é sempre a pior opção, não faça isso.

Nossa última dica para você que quer evitar dores nas costas durante o inverno é sempre ter uma boa postura, se você está sentado certifique-se que essa é a melhor postura, se você vai ficar em pé por muito tempo, não fique curvado. A posição para dormir também é importante, tudo isso vai ajudar a prevenir problemas na coluna, não importa se já tem ou ainda não tem.

Se mesmo tomando todos esses cuidados a dor nas costas aparecer, a dica é procurar uma boa posição para ficar, uma posição que não incomode até a dor passar, claro que algumas vezes você vai precisar tomar um relaxante ou um remédio para dor, mas encontrar uma posição confortável é importante. Se o incômodo persistir, é recomendado procurar um especialista.

 

Predisposição para dores nas costas

Algumas pessoas estão mais predispostas ao aparecimento de doenças relacionadas a coluna, na maioria das vezes são idosos que já sofrem com o envelhecimento das articulações, pessoas obesas que geram uma sobrecarga muito grande na coluna e outras, confira algumas características:

  • Pessoas que trabalham realizando grandes esforços físicos;
  • Pessoas que ficam na mesma posição por longos períodos;
  • Quem não pratica exercícios físicos regularmente;
  • Indivíduo que já tem problemas articulares;
  • Pessoas com osteoporose ou outras doenças como hérnias discais.

 

Procure seu médico

Converse com ele sobre as dores que podem aparecer nessa época, veja o que você pode fazer e já previna sabendo o remédio que pode tomar caso as dores apareçam. Não deixe de se cuidar, conseguir evitar a crise de dor é sempre a melhor opção.

É importante notar que a maior parte das dores na coluna é causada não por um problema com a própria coluna, mas por tensão ou lesão dos músculos, tendões e ligamentos que a sustentam.

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Estudo mostra a relação genética com o surgimento de problemas na colunaEstudo mostra a relação genética com o surgimento de problemas na coluna Com o crescimento de atividades na rotina das pessoas, tornou-se comum ouvir:  ''ai, que dor nas costas!’’ fazendo ligação a algum tipo de atividade realizada no dia anterior. Contudo, um […]
  • Sinais de lombalgia crônicaSinais de lombalgia crônica No mundo todo, a dor nas costas é um dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas vão ao médico ou faltam ao trabalho, sendo a condição considerada uma das principais causas […]
  • Disfunções cervicais mais comunsDisfunções cervicais mais comuns As dores no pescoço são um dos principais motivos para as pessoas buscarem por atendimento médico. E não é para menos. Estima-se que a dor nas costas, em geral, é um distúrbio que afetará […]
  • Saiba o que é cervicobraquialgiaSaiba o que é cervicobraquialgia Cervicobraquialgia pode até parecer um nome estranho. Mas trata-se de uma doença de coluna, e uma das maiores responsáveis por afastamento do trabalho no Brasil. O problema provoca uma dor […]
  • 3 cuidados com a coluna na quarentena3 cuidados com a coluna na quarentena A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) abalou o mundo em diversos aspectos e impôs mudanças drásticas nas nossas rotinas diárias. A principal delas é o isolamento social, que fez com […]
  • Infiltração na coluna para alívio da dor: saiba mais sobre esse tratamentoInfiltração na coluna para alívio da dor: saiba mais sobre esse tratamento Para quem sofre de fortes dores nas costas, a infiltração na coluna pode ser o tratamento mais adequado Seja por má postura, tensão, sedentarismo, excesso de peso ou ainda por […]