O poder da água nas dores do corpo

25 de dezembro de 2022 | sem comentário | Categoria(s): doenças da coluna, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas, postura, tratamento dor nas costas

Já foram comprovados inúmeras vezes, os efeitos e benefícios da água em nosso corpo. Beber água é algo tão simples, porém extremamente importante para a saúde. Provavelmente você já deve ter escutado que nosso corpo tem 70% de água, parece muito, não é? Mas é verdade, ela é essencial para o funcionamento do corpo.

Nós perdemos água – isso você já deve saber. Perdemos no suor, urina e nas fezes. Quando praticamos atividade física é um dos momentos que mais perdemos água e a desidratação pode nos trazer muitos problemas, como diabetes, colesterol e até mesmo dores nas costas.

Como a falta de água pode afetar as costas?

Para algumas pessoas, a água pode parecer só mais um detalhe no dia a dia, deixando de ingerir a quantidade necessária que seu corpo precisa para um excelente funcionamento. Porém, a falta dela pode começar a afetar suas costas… Você sabia que os discos espinhais, em sua maior parte, são compostos por água? Com o tempo, a falta dela, pode trazer danos à saúde.

Nosso corpo funciona como um sistema de engrenagens que funcionam em função das outras. Quando uma engrenagem falha, acontece um efeito dominó, desenvolvendo cada vez mais problemas. A água ajuda na circulação sanguínea e o sangue leva os nutrientes, minerais, vitaminas e oxigênio para as partes que o nosso corpo precisa. Os órgãos recebem tudo o que precisam para funcionar perfeitamente e assim, tudo funciona bem.

Quantos problemas na coluna são causados por ossos enfraquecidos? Diversos. Seus ossos são compostos, em média, por 50% de água, que precisam dela para produzir novas células saudáveis. Fora a quantidade de cálcio que precisam circular e chegar aos ossos. Além de tudo isso que citamos, a água também ajuda seu sistema linfático a funcionar corretamente, diminuindo suas dores no corpo.

Portanto, procure beber a quantidade de água correta todos os dias, sem exceção. Seu corpo necessita dela para funcionar perfeitamente.

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também