O que é Reeducação Postural Global?

20 de junho de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

Reeducação Postural Global: O que é e como pode ajudar no tratamento de dores na coluna

Você já se perguntou sobre a Reeducação Postural Global (RPG) e como ela pode beneficiar o tratamento das dores na coluna? Antes de explorarmos esse tema, é importante entender por que muitas pessoas demoram a buscar ajuda profissional mesmo sofrendo com dores constantes. Cada caso é único, mas listamos aqui algumas razões comuns:

  1. Falta de conscientização: Algumas pessoas não compreendem a gravidade das dores na coluna, considerando-as normais ou passageiras.
  2. Medo dos resultados: O receio de descobrir problemas graves na coluna e ter que passar por tratamentos invasivos ou cirurgias pode impedir algumas pessoas de buscar ajuda.
  3. Receio de perda de tempo: Muitos preferem enfrentar as dores e continuar trabalhando, temendo perder tempo com consultas médicas.
  4. Falta de recursos: A falta de acesso a cuidados médicos de qualidade ou a limitação financeira pode dificultar o acesso a tratamentos adequados.
  5. Automedicação: Algumas pessoas optam por remédios caseiros ou medicamentos de venda livre (OTC) em vez de buscar auxílio médico, o que pode agravar a situação.
  6. Negação: Há quem acredite que as dores na coluna desaparecerão por conta própria, mesmo quando eles persistem.

Esses são exemplos comuns de por que algumas pessoas não procuram ajuda profissional para tratar dores nas costas. No entanto, é fundamental entender que as dores na coluna podem indicar problemas mais sérios, e buscar tratamento médico adequado o quanto antes pode aumentar as chances de recuperação eficaz.

O que é Reeducação Postural Global?

Agora, voltando à pergunta inicial, o que é Reeducação Postural Global (RPG)? Trata-se de uma abordagem terapêutica que visa corrigir a postura e os movimentos de uma pessoa ao longo do dia. Essa técnica é especialmente benéfica para indivíduos com problemas na coluna vertebral, como hérnia de disco e dor lombar. Aqui estão dois exemplos de como o RPG pode ser benéfico:

  1. Melhora da força muscular: A RPG envolve exercícios específicos para fortalecer os músculos que auxiliam na manutenção de uma postura saudável, como os músculos da coluna vertebral, abdominais e das costas. Fortalecer esses músculos pode melhorar a postura e aliviar a tensão na coluna vertebral.
  2. Melhora da ergonomia: A RPG também ajuda as pessoas a adaptarem suas atividades diárias de forma a minimizar o impacto negativo na coluna vertebral. Isso inclui dicas sobre como sentar corretamente no escritório, carregar objetos pesados de maneira adequada e evitar posturas que possam agravar problemas na coluna vertebral.

Lembre-se de que as dores na coluna podem ser sintomas de problemas mais graves. Quanto mais cedo você procurar ajuda profissional, maiores serão as chances de um tratamento eficaz e de uma recuperação mais rápida. Não hesite em nos procurar se estiver sofrendo. Estamos prontos para oferecer o tratamento adequado e auxiliá-lo(a) a viver uma vida sem dor e com uma postura saudável.

Não deixe que as dores na coluna limitem sua qualidade de vida. Agende uma consulta conosco e dê o primeiro passo em direção a uma coluna saudável e um bem-estar duradouro. Sua saúde merece atenção e cuidados especializados. Estamos aqui para ajudar!

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Sinais de lombalgia crônicaSinais de lombalgia crônica No mundo todo, a dor nas costas é um dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas vão ao médico ou faltam ao trabalho, sendo a condição considerada uma das principais causas […]
  • O estresse é um inimigo da coluna cervicalO estresse é um inimigo da coluna cervical A dor cervical é uma conhecida de muita gente. Tanto que, estudos indicam, 70% da população sofre, ou sofrerá, de dores no pescoço em algum momento da vida. A incidência do problema pode […]
  • Anatomia da Coluna: Região SacrococcígeaAnatomia da Coluna: Região Sacrococcígea Para encerrar nossa série sobre a Anatomia da Coluna, hoje vamos falar da região final desta estrutura: a Região Sacrococcígea. Reunimos muita informação para que você possa ter […]
  • Anatomia da coluna: Região lombarAnatomia da coluna: Região lombar Na série Anatomia da Coluna, chegamos ao nosso terceiro momento, em que falaremos da Região Lombar. Uma área que muita gente já ouviu falar, até porque a dor lombar, ou lombalgia, é queixa […]
  • 4 doenças reumáticas que podem afetar a coluna4 doenças reumáticas que podem afetar a coluna Muitas pessoas se referem ao reumatismo como sendo uma doença quando, na verdade, ele constitui um grupo de centenas de enfermidades que afetam, principalmente, as articulações do […]
  • 3 cuidados com a coluna na quarentena3 cuidados com a coluna na quarentena A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) abalou o mundo em diversos aspectos e impôs mudanças drásticas nas nossas rotinas diárias.A principal delas é o isolamento social, que fez com […]