O que é “síndrome do celular”? Como o uso excessivo do celular pode prejudicar sua postura.

4 de abril de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Artigos, coluna cervical, coluna lombar, coluna vertebral, dor na coluna, postura, vertebrata

Hoje em dia é muito comum ver pessoas com um smartphone na mão, já que mais de 155 milhões de brasileiros possuem celular para uso pessoal, aponta IBGE. O celular para uso pessoal está presente na vida de 155,2 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais. O número representa 84,4% da população a partir dessa idade em 2021.

Além disso, o tempo que passamos online é muito significativo! A pandemia teve um grande impacto no tempo de uso do celular na vida dos brasileiros, já que nosso único contato com o mundo era a partir de telas durante um período significativo de tempo. Estudos apontam que o brasileiro médio passou 5,4 horas por dia no celular em 2021 – 30% a mais em relação aos anos antes da pandemia.

Isso sem contar o tempo que passamos no computador, em frente à TV e outros aparelhos eletrônicos. O fato é que as telas já são uma parte intrínseca da nossa sociedade e no nosso dia a dia. Sem falar que, muitas vezes, quando usamos esses aparelhos estamos em um momento de pausa, buscando entretenimento e distração das demandas diárias.

Estes momentos implicam que não estamos prestando muita atenção à nossa postura enquanto performamos essas atividades de lazer. Usar o celular geralmente significa estar com a cabeça inclinada para baixo, olhando para a tela. Essa postura pode causar o que chamamos de “text neck ou síndrome do celular.

O que é text neck?

Text neck” ou síndrome do celular é uma lesão por esforço repetitivo no pescoço, pode causar dores no pescoço até a parte superior da coluna vertebral. E uma dor que pode irradiar para os ombros, e dependendo de como você usa o celular, seja sentado ou em pé, também pode sentir dores na lombar.

Além das dores, o “text neck” ou síndrome do celular também pode causar mudanças na coluna cervical que por vezes podem ser difíceis de serem revertidas, já que causam uma aceleração no processo degenerativo do local. Podemos ver a nossa volta como o uso do celular muda a postura das pessoas, observe seus amigos, familiares e até mesmo desconhecidos na rua e perceba como eles estão mais curvados para frente, alguns podendo até uma leve curvatura no início da coluna.

Com a inclinação do pescoço para frente cria-se uma tensão excessiva no pescoço e força o início da coluna vertebral a carregar um peso que esta parte do corpo não está acostumada ou preparada para lidar. Por conta desta tensão excessiva no pescoço, vemos cada vez mais pessoas precisando de cuidados com a coluna vertebral, já que passam a sentir dor na região cada vez mais cedo.

Como tratar?

A prevenção neste caso é essencial. Ao usar o celular, tente trazer o aparelho para o nível dos olhos o máximo possível. Evite dobrar o pescoço para ler uma mensagem de texto ou navegar na internet e acessar redes sociais. Prefira direcionar os olhos para baixo ao olhar o dispositivo, não o pescoço.

Pode ser estranho no início até se adaptar a esse novo hábito de não inclinar tanto a cabeça para baixo, mas sua coluna agradece! E você terá qualidade de vida e evitará a dor por muito mais tempo.


Leia também