Os cuidados com a coluna no verão

11 de dezembro de 2020 | sem comentário | Categoria(s): Artigos, coluna cervical, coluna lombar, coluna vertebral, doenças da coluna, dor na coluna, dores nas costas, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna, tratamentos, vertebrata

O verão é a época em que todos saem um pouco da rotina. Para muitas pessoas, é momento de relaxar, se divertir e curtir momentos especiais com a família ou amigos. No entanto, esse período que mexe com nossos hábitos deve levar em conta alguns cuidados, principalmente com atividades que possam colocar em risco as nossas costas, causando contraturas ou até lesões graves.

Nossa coluna é especialmente afetada por mudanças de rotina. Pensando nisso, reunimos uma série de recomendações que podem ajudar a mitigar esses efeitos e promover a saúde das costas. Levando em consideração que o verão é normalmente uma época diferente do nosso ritmo de dia a dia, é relevante levar em consideração os seguintes aspectos:

 

Escolha bem o seu calçado

Caminhar é um dos melhores exercícios para prevenir dores nas costas. No entanto, é muito importante usar calçado adequado para evitar lesões.

No verão, muitas vezes os “chinelos” são abusados ​​e vamos a todos os lugares com eles, sem realmente ter consciência dos danos que causamos às nossas costas. Além disso, ao caminhar com chinelos, estamos mais sujeitos a quedas e torções.

Se vamos usar um calçado desse tipo, devemos escolher sandálias que apoiem o tornozelo e que não tenham sola plana. As solas planas afetam a região lombar e os quadris, e podem causar dores na região.

Se for fazer longas caminhadas, lembre-se sempre de usar calçado adequado, faça pequenas pausas para descanso e alongamentos, mantenha a cabeça protegida do sol e tenha uma boa hidratação.

 

Viagens longas e bagagens

Não é que não viajemos por causa de dores nas costas, mas devemos minimizar o impacto que longos períodos sentados em aviões, ônibus e carros podem ter em nossas costas. 

Assim,  deve fazer paradas regulares para se levantar e esticar as pernas. Quando possível, tente utilizar os assentos mais ergonômicos possíveis e use almofadas de descanso lombar e cervical. 

Evite também carregar muito peso nas costas usando malas de viagem com rodas, mochilas adaptáveis ​​com o centro de gravidade o mais próximo possível da coluna, que não seja muito pesadas. 

 

Novas práticas esportivas 

Falando em termos de atividades físicas, vale lembrar que nosso corpo se adapta a algumas tarefas específicas e não a outras. A mudança radical que envolva práticas esportivas podem gerar grande estresse nas estruturas da coluna, desencadeando uma crise dolorosa. 

Portanto, sempre que você tentar praticar novos esportes, vá gradativamente dando tempo ao seu corpo para se adaptar a essas atividades, uma vez que se sinta confortável aumente a intensidade do exercício.

 

Precaução em mergulhos

Antes de pular na água, verifique a profundidade da área. Se for um lugar que você não conhece, é melhor evitar fazê-lo.

Mergulhar de cabeça em áreas rasas pode causar ferimentos graves e até mesmo risco de afogamento se não houver ninguém por perto. As lesões mais comuns ocorrem na coluna, pescoço e cabeça, variando de pequenas fricções ou contraturas, a lesões mais graves da medula espinhal, com consequências para a vida toda.

Pode parecer algo muito alarmista, mas infelizmente, esses tipos de acidentes são muito comuns, principalmente no verão.

 

Atividades domésticas

O cuidado também se estende para nossas rotinas. No entanto, vale observar que muitas pessoas que viajam para a sua casa de praia, por exemplo, querem realizar reparos que aguardaram o ano todo. Nesse sentido, a jardinagem é uma excelente atividade física na qual temos a oportunidade de desfrutar do sol e ser produtivos. Mas devemos ter em mente que essas atividades podem sobrecarregar nossas costas ou pescoço.

É muito importante não exagerar nessas atividades, e estar atento à sua postura o tempo todo, incluindo pequenos intervalos e alongamentos. Peça ajuda em tarefas que exijam mais esforço. Em equipe é mais fácil e seguro.

 

Dores nas costas no litoral

Se você vive no litoral gaúcho, ou está mesmo curtindo suas férias na praia, a Clínica Vertebrata iniciou seus atendimentos também em Capão da Canoa. Há mais de 25 anos oferece um atendimento personalizado, sendo referência na promoção de saúde no Rio Grande do Sul.

Com consultórios em porto Alegre, Canoas e, agora, em Capão da Canoa, a clínica atua a partir das mais recentes tecnologias em saúde, propondo um novo conceito na investigação, diagnóstico e tratamentos das doenças da coluna.

A Clínica Vertebrata privilegia as abordagens minimamente invasivas de coluna. São técnicas modernas, com resultados comparáveis às cirurgias tradicionais, porém com mais benefícios aos pacientes. Entre as vantagens destacam-se as micro incisões, riscos reduzidos de sangramentos e complicações, recuperação mais rápida, menos dores no pós-operatório e baixíssimo período de internação hospitalar, pois na maioria das vezes, os pacientes voltam para casa no mesmo dia do procedimento.

 

Se o seu problema são as dores nas costas, conte com a gente! Em Capão da Canoa, estamos atendendo na Rua Ubirajara, 678. Agende sua consulta e tire suas dúvidas. Será um prazer receber você!. Ligue para (51) 3665-1198 ou  (51) 3062-3333, ou ainda WhatsApp 992307525.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Como o repouso influencia na saúde de nossa coluna?Como o repouso influencia na saúde de nossa coluna? O repouso é essencial para a saúde e para manter uma boa qualidade de vida. E não se trata apenas de ter as horas certas de sono, mas sim de desfrutar de uma noite de sono de qualidade. […]
  • Como funcionam os nervos da coluna?Como funcionam os nervos da coluna? O cérebro controla o que nós pensamos e sentimos, como aprendemos, lembramos, falamos e nos movemos. Além disso, controla funções vitais do nosso corpo, como as batidas do nosso coração e […]
  • Pessoas jovens com problemas de coluna típicos de idososPessoas jovens com problemas de coluna típicos de idosos O número de pessoas jovens com problemas de coluna aumenta todos os anos. Isso pode estar relacionado a diversos fatores genéticos, mas também a questões que envolvem o estilo de […]
  • Depressão e dores na coluna: qual é a relação?Depressão e dores na coluna: qual é a relação? Muitas pessoas já sabem, principalmente aquelas que sofrem da condição, que uma dor nas costas pode nos impedir de realizar diversas de nossas atividades diárias, atrapalhando nossa vida […]
  • Jogar futebol afeta minha dor na coluna?Jogar futebol afeta minha dor na coluna? Quantos jogadores de futebol você conhece que já sofreram alguma lesão no campo? Muitos, né? Apesar de ser muito mais comum vermos jogadores de futebol sofrendo lesões no joelho, é […]
  • Hábitos que podem acelerar o desgaste da colunaHábitos que podem acelerar o desgaste da coluna Todo mundo conhece aquela figura de um idoso que caminha curvado, com a ajuda de uma bengala. Apesar de ser somente um estereótipo, há uma grande verdade por trás disso. Nossa coluna […]