Osteoporose, doença que atinge mais mulheres do que homens, vai crescer 32% até 2050
5 de novembro de 2014 | 1 comentário | Categoria(s): Osteoporose
No mês passado foi celebrada uma data importante para a medicina, o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose (20/10).
A Osteoporose é uma doença que atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens no mundo acima dos 50 anos. No Brasil, afeta 20 milhões de pessoas.
A osteoporose só por si, não tem importância clínica, porque não se sente e também não provoca qualquer outro sinal e/ou sintoma. O que importa são as suas complicações, ou seja, as fraturas.
A osteoporose é uma doença crônica e comum que enfraquece e atinge todos os ossos do esqueleto que assim podem quebrar com facilidade. Contudo as fraturas osteoporóticas mais freqüentes são as que ocorrem no punho, no fêmur e na coluna dorsal e/ou lombar.
Devido ao enfraquecimento natural dos ossos, a Osteoporose atinge pessoas com mais idade, que normalmente têm maior dificuldade de locomoção e, por isso, é normal a incidência de quedas com fraturas.
Fraturas decorrentes da Osteoporose
A International Osteoporosis Foundation divulgou recentemente um estudo estimando que o número de fraturas no quadril em decorrência da doença deve crescer 32% até 2050 no Brasil. Esse crescimento está relacionado ao envelhecimento da população. No país, o número de pessoas com mais de 70 anos aumentará 380% até 2050 e representará 14% da população brasileira.
Diante deste quadro alarmante, é importante alertar a população para fazer testes de verificação, prevenção e controle da Osteoporose através de medicamentos, exercícios e de dieta.