Osteoporose: predisposição para fraturas sérias

9 de maio de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

A osteoporose pode ser facilmente confundida, pois a dor pode ocorrer em qualquer parte do corpo. As dores podem iniciar nas costas, nas pernas, nos ombros e por aí vai… Pacientes que sofrem de osteoporose não sabem do início da doença, apenas quando já está avançada, causando dor, deformidade ou quando surge uma fratura.

O principal método para identificar o problema é a densitometria, que mede a densidade mineral óssea.  Com o diagnóstico em mãos, o médico pode direcionar o melhor tratamento. O paciente continuará fazendo acompanhamento, refazendo a densitometria em determinados períodos estabelecidos pelo próprio médico.

 

O que é a Osteoporose? Qual é sua causa?

Essa doença diminui a absorção de minerais e cálcio, acelerando a perda de massa óssea. Como resultado, os ossos ficam mais porosos e fracos, ficando expostos à fraturas. A osteoporose afeta tanto o sexo feminino quanto o masculino, geralmente na velhice. Porém, mulheres na menopausa ficam mais suscetíveis à doença, por causa da queda significativa do estrogênio, hormônio que ajuda a fixar cálcio nos ossos.

Pessoas com câncer de mama ou próstata que precisam se submeter a tratamentos oncológicos, também podem sofrer com a osteoporose. Pois esses tratamentos inibem o organismo de produzir ou captar estrogênio, enfraquecendo os ossos.

 

Efeitos da Osteoporose no corpo

Certo, se a osteoporose é uma doença no osso, então quais são os efeitos no corpo?

Entenda que para termos qualidade de vida, nosso corpo precisa estar saudável. Uma doença que afeta diretamente os ossos pode desencadear dor crônica. Qualquer movimento, como abaixar-se pode danificar os ossos, além de gerar deformidades na coluna, por exemplo, afetando a postura. Consequentemente as articulações e os músculos ficam pressionados, causando dores e desconfortos. A osteoporose afeta principalmente a coluna, ombros, colo do fêmur, punho e quadril.

Em pessoas mais velhas que sofrem queda, a situação se agrava rapidamente. Dependendo da fratura demora semanas, meses ou anos para “cicatrizar”, podendo até levar pacientes com idade mais avançada a óbito.  Claro, não é a fratura em si que pode matar, mas os problemas que se acumulam no corpo.

Pacientes com osteoporose avançada passam a levar uma vida sedentária, acarretando em outros problemas como ganho de peso, colesterol, infarto, entre outros. A lista de problemas que uma pessoa sedentária tem é enorme e tudo isso impacta na qualidade de vida.

 

A osteoporose tem cura? Quais são os tratamentos?

Ainda não foi encontrada a cura para essa doença, mas com acompanhamento e tratamentos certos os sintomas podem ser minimizados e os ossos não voltam a sofrer fraturas.

O tratamento da osteoporose tem o objetivo de fortalecer os ossos, através de mudanças de hábitos físicos e alimentares, remédios e em alguns casos, reposição hormonal.

O paciente passa a consumir alimentos riscos em cálcio, como o queijo, creme de leite, nozes, amendoim e outros. É importante também incluírem no cardápio, alimentos riscos em vitamina de D, como é o caso dos frutos do mar, por exemplo.

A prática de exercício com orientação é outra parte do tratamento, já que a prática estimula o corpo a produzir o hormônio calcitonina, que por sua vez, fortalece os ossos. O exercício não exclui a necessidade de tomar medicamentos durante o tratamento.

Os remédios serão receitados pelo próprio médico para repor vitaminas, minerais e substâncias necessárias que diminuam o risco de fraturas. Os suplementos de cálcio e vitamina D vão ajudar na saúde óssea, assim como teriparatida injetável, ranelato de estrôncio e calcitonina injetável ou respiratória.

Por último, mas não menos importante, temos a reposição hormonal que ajuda a reequilibrar e restabelecer os níveis de hormônio no organismo, principalmente o estrogênio, minimizando o risco de fraturas ósseas. Só será parte do tratamento se o médio determinar que há necessidade de ser feito, caso contrário a alimentação, exercícios e remédios serão o suficiente para retardar os sintomas da osteoporose.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também