Cifoplastia: Saiba o que é e seus benefícios.

8 de fevereiro de 2024 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

Você já conhece a fascinante cifoplastia? Trata-se de uma intervenção cirúrgica precisa, habilmente utilizada no tratamento de fraturas por compressão na coluna vertebral. Essas fraturas, comuns causadoras de dor e desconforto, encontram na cifoplastia uma promissora solução.

A cifoplastia é um procedimento minimamente invasivo, executado sob anestesia.

Neste conteúdo, exploraremos o que caracteriza a cifoplastia, suas origens e como a fisioterapia especializada desempenha papel crucial no pós-operatório desta condição.

A cifoplastia representa uma abordagem cirúrgica para tratar fraturas resultantes de osteoporose. Dessa forma, ela restaura a altura da vértebra durante o procedimento, utilizando cimento ortopédico para manter a estabilidade alcançada.

Reconhecida por aliviar a dor pós-fratura vertebral, essa técnica pode também contribuir para a melhoria da cifose. Assim, prossiga na leitura deste texto para compreender a execução dessa cirurgia e suas indicações.

 

Como é feita a cifoplastia

A cifoplastia é uma técnica na qual insere-se balões desinflados são por meio de agulhas antes da aplicação do polimetilmetacrilato. Dessa forma, esses balões inflam dentro do corpo vertebral, recuperando, ao menos parcialmente, a altura perdida durante a fratura. Posteriormente, esvazia-se e retira-se os balões, sendo o espaço deixado preenchido pela substância. Quando esse cimento se solidifica, ele mantém a altura do corpo vertebral.

Os resultados evidenciam uma melhora significativa da dor em 75% a 90% dos pacientes após a realização desses procedimentos.

 

cifoplastia

 

Etapa 1: Introdução do Balão

Inicia-se com uma incisão de aproximadamente 1 cm. Depois, utilizando agulha e cânula, o especialista em coluna cria um pequeno acesso até o osso fraturado. Além disso, direciona-se cuidadosamente um balão compacto através do tubo para o interior da vértebra. Realiza-se este processo em ambos os lados do corpo vertebral.

 

Etapa 2: Inflação Controlada do Balão

Em seguida, os balões são inflados de forma cuidadosa, buscando expandir as vértebras em colapso e reposicioná-las à sua configuração original pré-fratura.

 

Etapa 3: Formação da Cavidade

Para criar uma cavidade, os balões são inflados dentro do corpo vertebral. Assim, quando a vértebra atinge a posição correta, o balão é esvaziado e removido.

 

Etapa 4: Preenchimento da Cavidade

Preenche-se a cavidade resultante com cimento ósseo.

 

Quem está indicado a fazer a Cifoplastia?

  1. Pacientes apresentando fraturas vertebrais devido à osteoporose.
  2. Casos de fraturas na coluna associadas ao câncer.
  3. Indivíduos com deformidades na estrutura da coluna.

É fundamental ressaltar que a cifoplastia não é uma recomendação universal. Assim, a consulta a um médico especializado em coluna é essencial para obter um diagnóstico preciso, receber orientações apropriadas e garantir acompanhamento a longo prazo antes e depois do procedimento.

 

 

Vantagens da Cifoplastia:

 

Recuperação Rápida:

O tempo de recuperação é reduzido, permitindo que o paciente retorne às suas atividades cotidianas em um curto período.

 

Baixo Risco de Complicações:

Mínimo risco de complicações durante ou após o procedimento, garantindo maior segurança ao paciente.

 

Alívio Significativo da Dor:

Proporciona uma melhora expressiva na dor associada às fraturas vertebrais.

 

Procedimento Eficiente:

O tempo de cirurgia e internação são breves, otimizando a experiência do paciente.

 

Retorno Rápido às Atividades:

Sendo um tratamento minimamente invasivo, permite que o paciente retome suas atividades diárias sem a necessidade de reabilitação extensa.

 

Recuperação da Mobilidade:

Para aqueles anteriormente imobilizados devido a fraturas, a cifoplastia contribui para a recuperação da mobilidade, restaurando a estabilidade dos ossos fraturados.

 

Procedimento Ambulatorial e Minimamente Invasivo:

Realizado em regime ambulatorial, o procedimento envolve apenas uma pequena incisão nas costas, dispensando a necessidade de pontos.

 

Eficiência no Tratamento de Fraturas por Compressão Vertebral:

A cifoplastia destaca-se pela eficácia e rapidez no tratamento de fraturas por compressão vertebral.

 

Cuidados Pós-Procedimento:

Normalmente, o paciente pode se levantar entre 4 a 6 horas após a intervenção, e no dia seguinte, já pode retornar para casa. Percebe-se rapidamente o efeito analgésico dessas técnicas, muitas vezes resultando na redução imediata da dor ao se levantar, permitindo uma diminuição progressiva da medicação.

Entretanto, recomenda-se, nos cuidados imediatos após o procedimento, evitar dirigir e estar acompanhado por alguém. Embora o retorno às atividades diárias seja geralmente possível, é aconselhável evitar esforços físicos intensos, como levantar pesos, por exemplo.

Assim, na Clínica Vertebrata, você pode contar com a expertise de mais de 30 anos do Dr. Ailton Moraes para uma avaliação completa e esclarecimento de dúvidas.

Estamos à disposição para conversar e agendar a sua consulta!

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também