Obesidade aumenta os riscos de problemas na coluna

21 de abril de 2015 | sem comentário | Categoria(s): coluna cervical, coluna lombar, coluna vertebral, dor no corpo

A obesidade é um dos principais fatores que levam às dores e o desenvolvimento de doenças da coluna. Por isso, é de extrema importância controlar o aumento de peso e manter sempre um acompanhamento médico.

Um amplo estudo realizado pela Gallup Organization (EUA), com mais de um milhão de pessoas, aponta que a obesidade pode aumentar a incidência de dores no corpo. Essa associação parece ser verdadeira mesmo quando a pessoa com obesidade não apresenta outras doenças causadoras de dor.

Condições crônicas que causam dor são mais comuns em pessoas que estão com sobrepeso e obesidade. Artrite, depressão, fibromialgia, diabetes tipo 2 e dores nas costas sem causa específica, são algumas desses problemas.

Obesidade causa problemas na coluna

Evite os maus hábitos que levam à obesidade

Somadas às calorias abundantes, algumas atitudes na hora de sentar à mesa juntam pontos a favor do excesso de peso. Jejum prolongado, corte de refeições, petiscar sem parar, não beber a quantidade ideal de água, trocar a água por suco e comer rapidamente, são alguns dos fatores que auxiliam no aumento de peso corporal.

Além do controle psicológico e o acompanhamento de um nutricionista, é necessário que o paciente também possua um acompanhamento médico específico para tratamentos da coluna. Exames e atividades importas pelo profissional devem, inclusive, ser seguidas com vigor durante todo o período de recomposição.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *