Espondilolistese: Compreendendo essa Condição

2 de maio de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

Espondilolistese

A espondilolistese é uma condição que afeta a coluna vertebral e pode causar dor e desconforto nas costas. Neste post, vamos explorar em detalhes o que é a espondilolistese, suas causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção, para ajudar a compreender essa condição e buscar opções adequadas de cuidados de saúde.

O que é Espondilolistese?

A espondilolistese é uma condição em que uma vértebra se desloca para frente em relação à vértebra abaixo dela. Essa condição pode ocorrer em qualquer parte da coluna vertebral, mas é mais comum na região lombar (parte inferior das costas). A espondilolistese pode ser classificada em diferentes graus, dependendo do grau de deslocamento da vértebra afetada.

Causas da Espondilolistese

A espondilolistese pode ter diversas causas, sendo as principais:

  • Congênita: quando a pessoa já nasce com a condição devido a uma anomalia no desenvolvimento da coluna vertebral.
  • Ístmica: quando ocorre uma falha no osso da vértebra, geralmente na região entre a parte superior e inferior da vértebra, chamada de istmo. Essa falha pode ser causada por uma fratura por estresse, má formação ou degeneração do osso.
  • Degenerativa: quando ocorre o desgaste das articulações e discos da coluna vertebral devido ao envelhecimento natural ou condições como osteoartrite, o que pode levar ao deslocamento da vértebra.
  • Traumática: quando ocorre um trauma direto na coluna vertebral, como uma queda ou acidente, levando ao deslocamento de uma vértebra.
  • Patológica: quando a espondilolistese é causada por uma condição patológica, como tumores ou infecções que afetam a coluna vertebral.

Quais são os Sintomas da doença?

Os sintomas da espondilolistese podem variar dependendo do grau de deslocamento da vértebra e da presença de compressão nervosa. Os sintomas mais comuns incluem:

  • Dor lombar: geralmente localizada na região inferior das costas, pode ser crônica ou intermitente, piorando com a atividade física.
  • Rigidez e limitação de movimentos da coluna vertebral.
  • Fraqueza muscular nas pernas.
  • Formigamento, dormência ou sensação de queimação nas pernas.
  • Claudicação neurogênica, que é uma dor nas pernas que pode ocorrer ao caminhar ou ficar em pé por períodos prolongados.

Diagnóstico da Espondilolistese

O diagnóstico da espondilolistese geralmente é realizado por um médico especialista em coluna vertebral, como um ortopedista ou um neurocirurgião. O médico irá realizar uma avaliação clínica detalhada, incluindo histórico médico, exame físico e pode solicitar exames de imagem, como radiografias, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para confirmar o diagnóstico e avaliar a gravidade do deslocamento da vértebra.

Quais são os Tratamentos?

O tratamento da espondilolistese pode variar dependendo do grau de deslocamento da vértebra, dos sintomas e da idade do paciente. Opções de tratamento incluem:

  • Conservador: Em casos de espondilolistese de grau baixo e sintomas leves, o tratamento conservador pode ser indicado. Isso pode incluir repouso, fisioterapia, uso de medicamentos para alívio da dor e inflamação, e uso de coletes ou cintas lombares para fornecer suporte à coluna vertebral.
  • Terapia física: A fisioterapia pode ser uma parte importante do tratamento da espondilolistese, com exercícios de fortalecimento muscular, alongamentos e técnicas de correção postural que podem ajudar a aliviar a dor, melhorar a estabilidade da coluna vertebral e prevenir a progressão da condição.
  • Injeções de corticosteroides: Injeções de corticosteroides na área afetada podem ser usadas para reduzir a inflamação e aliviar a dor associada à espondilolistese.
  • Cirurgia: Em casos mais graves, quando há compressão nervosa ou instabilidade significativa da coluna vertebral, pode ser necessário recorrer a cirurgia. Os procedimentos cirúrgicos podem incluir a fusão vertebral, em que duas vértebras são fundidas para estabilizar a coluna, ou a laminectomia, que envolve a remoção de parte da vértebra para aliviar a compressão nervosa.

Prevenção da Espondilolistese

Embora nem sempre seja possível prevenir a espondilolistese, algumas medidas podem ser tomadas para reduzir o risco de desenvolvimento dessa condição, tais como:

  1. Manter uma postura adequada durante atividades diárias, como sentar, levantar e carregar peso.
  2. Praticar atividades físicas de forma regular, incluindo exercícios de fortalecimento muscular e alongamento.
  3. Evitar traumatismos diretos na coluna vertebral, como quedas e acidentes.
  4. Ter cuidado ao praticar esportes de alto impacto, especialmente aqueles que envolvem movimentos repetitivos da coluna vertebral.
  5. Buscar acompanhamento médico regularmente, especialmente se houver histórico familiar de espondilolistese ou outros problemas de coluna.

A espondilolistese é uma condição da coluna vertebral que pode causar dor e desconforto nas costas, afetando a qualidade de vida do paciente. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para controlar os sintomas e prevenir complicações. É importante consultar um médico especialista em coluna vertebral para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado, que pode incluir abordagens conservadoras ou cirúrgicas, dependendo da gravidade da condição. Além disso, a adoção de medidas preventivas, como manter uma postura adequada e praticar atividades físicas regularmente, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver a espondilolistese.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também