Será que a academia está me prejudicando?

8 de junho de 2023 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas

academia

A academia é um ambiente muito comum para aqueles que buscam cuidar da saúde, melhorar a aparência e manter um estilo de vida ativo. Porém, muitas pessoas acabam ignorando os riscos que essa prática pode trazer para a coluna.

Mas por que é importante abordamos esse assunto?

A falta de cuidado e orientação adequada durante a prática de exercícios pode causar danos irreparáveis ​​a sua coluna, que é uma estrutura fundamental para a sustentação e movimentação do corpo. A seguir, veremos como a academia pode ser prejudicial para a coluna.

Sobrecarga na coluna

Um dos principais riscos que a academia pode trazer para a coluna é a sobrecarga. Isso ocorre quando o indivíduo realiza exercícios com peso excessivo ou executa as séries com má postura, o que gera uma pressão desnecessária na coluna vertebral.

A sobrecarga pode causar diversas lesões, como hérnia de disco, protrusão discal, escoliose, entre outras, que podem gerar dores intensas e limitação nos movimentos.

Má postura

Outro fator que contribui para o desenvolvimento de problemas na coluna vertebral é a má postura durante a realização dos treinos. Muitas pessoas não se atentam à posição correta do corpo e acabam realizando movimentos inadequados, o que pode levar a dores e lesões.

A má postura também pode gerar um desequilíbrio muscular, já que alguns músculos acabam sendo mais exigidos que outros, o que pode gerar desalinhamentos na coluna vertebral.

Exercícios de impacto

Alguns exercícios de impacto, como corrida na esteira, saltos e agachamentos com pesos, podem trazer riscos para a coluna vertebral, já que a sobrecarga gerada durante esses movimentos pode afetar as estruturas que compõem a coluna.

Por isso, é importante ter cautela na hora de escolher os exercícios que serão realizados na academia, sempre respeitando a limitação do corpo e buscando orientação profissional para evitar lesões e problemas futuros.

Excesso de treinamento

O excesso de treinamento também pode ser prejudicial para a coluna vertebral. Quando o indivíduo realiza atividades físicas em excesso, sem dar o tempo adequado para o corpo se recuperar, acaba sobrecarregando a coluna vertebral, o que pode gerar lesões e dores crônicas.

Por isso, é importante acompanhar os limites do corpo e dar o tempo necessário para a recuperação muscular após cada treino, evitando o risco de lesões e problemas na coluna.

A academia pode ser um ambiente muito benéfico para a saúde e bem-estar, desde que seja praticada com cuidado e orientação profissional adequada. Por isso, é fundamental que os praticantes de atividades físicas estejam atentos aos riscos que a prática praticada pode trazer para a coluna vertebral.

Além disso, é importante que a academia conte com profissionais qualificados e experientes para orientar e corrigir os movimentos dos alunos, evitando a ocorrência de lesões e problemas na coluna vertebral.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também